terça-feira, 17 de março de 2015

A TARRAFA

tarrafa, antes usada por muitos pescadores amadores em Matinhos, é uma rede de pesca circular com pequenos pesos distribuídos em torno de toda a circunferência da malha.  A tarrafa é arremessada geralmente com as mãos, de tal maneira que a mesma abra-se o máximo possível antes de cair na água. Ao entrar em contato com a água, a rede afunda imediatamente. Jogar uma tarrafa necessita de prática e técnica; para conseguir uma total abertura da rede, é preciso jogá-la de tal maneira que a mesma abra-se por completo no ar. É ainda necessário ter precisão ao jogá-la para que a mesma caia no local desejado, para que os peixes que estiverem entre o diâmetro da tarrafa fiquem presos. Em seguida, o pescador puxa a tarrafa e consequentemente a mesma diminui seu diâmetro, enroscando assim os peixes na malha, e em seguida, retira a rede da água. Esta técnica de pescaria vem sendo utilizada há milhares de anos, passando por diversas modificações. Atualmente as tarrafas possuem um raio que varia de 1,2 a 3,6 metros. Somente pessoas fortes em alguns casos conseguem puxar a rede, haja vista que a mesma pode estar cheia de peixes. Os pesos (chumbos) são distribuídos ao redor da rede (nas bordas da malha) e pesam em média 1,5 kg por metro.
 

Anexado à rede, no centro da mesma, encontra-se uma corda, cuja finalidade é puxá-la. Esta corda fica presa no punho do pescador, não o atrapalhando no momento de jogar a rede. Ao puxá-la, a circunferência vai diminuindo, e assim, os peixes vão ficando concentrados no meio da mesma. Junto aos pesos, ocorre uma dobra para o lado contrário da rede, que normalmente é chamada de "saco" é uma espécie de reservatório onde os peixes ficam quando o pescador puxa-a verticalmente. As tarrafas funcionam melhor em profundidades inferiores ao seu raio. Um dos grandes problemas ao jogar a tarrafa, encontra-se no fato de que a mesma facilmente enrosca-se em qualquer objeto submerso, como por exemplo, galhos, pedras ou tocos de árvores. Muitas vezes é necessário que o pescador adentre na água para desenrolá-la destes obstáculos, caso contrário, é muito provável que a malha arrebenta. A tarrafa pode ser jogada de um trapiche, uma beira de rio, na beira do mar, de dentro de uma embarcação miúda, ou em qualquer lugar onde seja possível arremessá-la.

Atualmente o seu uso é proibido em atividades amadoras, ou seja, a pesca com fins de lazer e desporto. Aqueles que, tradicionalmente, pescam para a subsistência própria ou de suas famílias podem continuar a utilizar a tarrafa. A proibição do uso de tarrafas em atividades de pesca amadora a partir da publicação da Portaria nº 30 deve-se ao fato de que esse apetrecho coleta peixes em maior quantidade e tamanhos impróprios. Além disso, não permite a sobrevivência do animal depois da captura. A Lei de Pesca define como amador aquele que pesca para se divertir ou como esporte em campeonatos devidamente regulamentados. Para isso, o pescador amador precisa estar devidamente licenciado pelo Ibama. Os pescadores profissionais são aqueles que pescam em grandes quantidades, geralmente destinadas ao comércio interno ou externo. Já os que pescam para sobreviver e comercializam o excedente de sua atividade, são considerados informalmente como “pescadores de subsistência”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...