quinta-feira, 15 de agosto de 2013

RESGATE BIOGRÁFICO: QUEM FOI PADRE JOAQUIM RAIMUNDO BRAZ


O padre Joaquim Raimundo Braz, era mineiro de Cordislândia, tinha 42 anos, chegou a Matinhos no dia 5 de agosto de 1989. Foi ordenado padre em Jacarezinho e graças ao seu empenho e trabalho junto com a comunidade local, ele conseguiu a restauração da antiga igreja de São Pedro, construída nos anos de 30 e 40, e que estava deteriorada pela ação do tempo. Foi ele que iniciou a reforma da atual igreja matriz, há aproximadamente 20 anos. O padre Joaquim, foi eleito cidadão honorário de Matinhos, em 1992, e do Paraná em 1995, graças ao seu trabalho junto a comunidade matinhense que reconheceu o seu empenho e dedicação. Mas o que o tornou conhecido no Paraná e em outros Estados, foi a maneira com que ele realizava suas pregações, sua forma de se vestir, as mudanças que provocou na comunidade católica de Matinhos, sua postura social, suas grifes (vinho e roupas) e acima de tudo, sua simplicidade de comunicação com as pessoas. Em suas celebrações durante as missas, dava destaque a música. O Padre Joaquim comentava que ele era um discípulo do padre Marcelo Rossi, que se tornou famoso pela forma que ministrava suas celebrações musicais. O que muita gente não entendia era o gosto por coisas luxuosas como jóias e roupas floridas, e foi partindo deste gosto, que em novembro de 1997, ele fundou a grife J. Braz, montando uma loja em Matinhos, onde eram vendidos artigos religiosos, roupas, bijuterias e acessórios de moda. Dois anos depois, em dezembro de 1999, fez o lançamento dos vinhos J. Braz. Como escritor, foi autor de três livros: Deus é mãe (1996), Depressão (1996) e Pânico (1996). Era colunista do jornal Folha de Guaratuba, desde 30 de julho de 1999, quando iniciou na edição 381, sob o tema ¨Adeus Pânico¨. Faleceu no dia 03 de junho de 2002 vitíma de latrocinio. Seu corpo, depois de receber calorosa despedida da comunidade de Matinhos, foi trasladado para Ibaiti, onde vivia a mãe do padre, Maria Inácia Braz e seus irmãos, para ser velado e sepultado.

4 comentários:

  1. Gostaria de conhecer as obras do padre Vicente. eu não o conhci mas conheci alguns de seus familiares. Na cidade de Ibaiti minha cidade natal . Velhos e bons tempos!

    ResponderExcluir
  2. Não conheci o padre Joaquim. mas conheci alguns dos seus familiares . Ibaiti é minha cidade natal onde vivi minha infância até a minha adolescência 18 anos. ainda tenho família em Ibaiti

    ResponderExcluir
  3. Meu primo, meu amigo. Acima de tudo estava sua generosidade. Quantas saudades de como ele me tratava bem🌷🙏🎶❤️

    ResponderExcluir
  4. Eu conheci alguns dos seus irmãos, a mais de trinta anos atrás, eram pessoas simples, na época estudavam os no mesmo colégio em ibaiti.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...