terça-feira, 2 de julho de 2013

SURF DE MATINHOS - SEIS DÉCADAS DE HISTÓRIA



O projeto Surf na Escola “Ondas do Saber” contou, no desfile comemorativo ao 46º aniversário de Matinhos, uma breve história do surf nessas seis décadas, homenageando seus ícones, assim como, todos aqueles que fizeram e fazem parte dessa história: os surfistas matinhenses.



Anos 60 - Tadeu Gliszczhnski
Primeiro surfista matinhense. Construiu sua primeira prancha em compensado naval seguindo as instruções da revista Mecânica Popular (revista dos anos 50/60). Aprendeu a surfar na praia de Matinhos (Pico).




Anos 70 - Jamil Gonçalves Jr
Precursor do surf matinhense para o Brasil. Primeiro surfista a ter patrocínio e também o primeiro com nível técnico de competição.






Anos 80 - Cico Braga (in memorian)
Competiu com os maiores surfista da década despontando como um dos melhores do Brasil, ganhando várias etapas de circuitos estaduais e brasileiro, vindo a ser patrocinado por grandes marcas.




Anos 90 - Peterson Rosa
Precursor do surf matinhense para o mundo. Tricampeão brasileiro. Quatorze anos no WT (Word Tour, Circuito Mundial de Surf). Grande incentivador do esporte profissional para as futuras gerações.





Anos 2000 - Jihad Khodr Chiah
Campeão sul americano pró-Júnior. Campeão brasileiro profissional. Integrante da elite do surf mundial nos anos de 2008/2009. Primeiro surfista muçulmano a integrar a elite mundial.  Mais de 200 pódios como surfista amador.



Anos 2010: Três grandes destaques:


Bruna Schmitz
Tricampeã paranaense pró-júnior feminino. Premiada com bolsa de estudo da língua inglesa na Austrália. Atleta exemplar e possui uma linha de roupas do esporte com seu nome. Conhece vários países através do surf.



Peterson Crisanto
Surfa desde os sete anos de idade. Campeão amador paulista, catarinense, paranaense e brasileiro. Vitorioso na etapa australiana na categoria pró-júnior sub 20 em 2011. Atualmente compete no circuito do WQS.( World Qualifying Series)- Séries de Qualificação Mundial.
            


Jessica Bianca Aparecida Fermino
Tetracampeã Paranaense. Vice Campeã do Brasileiro Petrobrás (categoria Junior) em 2010. 4ª colocada no ranking Catarinense em 2009.  Top 3 Billabong Brasileiro Amador (categoria Junior) em 2010.  Campeã do Mormaii PRO JUNIOR 2012.  3ª lugar no Roxy Pró-Júnior 2012.  Atual líder do ranking Catarinense (2013).


O Projeto Surf na Escola "Ondas do Saber" funciona em período contraturno e tem como objetivo incentivcar as futuras gerações para a práticas do Surf, da cidadania, da preservação ambiental e da qualidade de vida.

Colaboração: Mariane Bassfeld

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...