quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

GRUPO ATIVA IDADE RETOMA SEUS ENCONTROS

O lazer é um termo que possui vários significados. Ele está associado tanto ao ócio, à despreocupação e ao descanso, como também ao prazer e ao divertimento, o que faz com que ele ocupe um importante papel na vida das pessoas de qualquer idade.
Para os idosos, o lazer é aquele momento onde estes podem alcançar um equilíbrio entre repouso, divertimento, recreação, distração e sociabilidade. Por isso a importância dos Grupos de Convivência da Terceira Idade.
Através do contato interpessoal nesses grupos eles passam a perceber a importância de simplesmente existir sem o compromisso de ter que desempenhar alguma função específica. A rede social permite que os idosos troquem experiências, dividam suas histórias e aprendam a sufruir de tudo aquilo que foi deixado em certos momentos da vida. Voltam a brincar, a rir, e a se divertir, aproveitando ao máximo o privilégio de se ter sobrevivido e superado a tantas coisas ao longo da vida.
Pensando nisso, o Departamento de Cultura mantém, há mais de um ano, o Grupo Cultural "Ativa Idade" de Matinhos, que faz com que os idosos se sintam importantes, percebendo seu valor simplesmente por existirem nas vidas de nossos filhos e netos, sem a necessidade de desempenhar funções cuidadoras, com o sentimento de “tarefa já cumprida”, porém, com uma nova obrigação, a obrigação de curtir o direito de ter chegado até aqui.

Os idosos que participam do Grupo "Ativa Idade" estão em busca de desenvolvimento social, combatendo visões preconceituosas que a sociedade mantém a respeito de suas vidas, tais como inutilidade e improdutividade, sugerindo que devam ficar em casa “assistindo televisão” ou simplesmente cuidando dos seus netos e bisnetos.
Durante o período de Janeiro este grupo esteve de férias mas hoje já retoma suas atividades para cumprir com seu principal objetivo que é buscar uma melhor qualidade de vida aos seus idosos. Para tanto, Diretor de Cultura e coordenador do Grupo "Ativa Idade", Professor Delcio Ramos, convida a todos que já fazem parte do grupo, e aos que querem iniciar, para estarem às 15:00 Horas de hoje, 10 de Fevereiro, na Casa da Cultura de Matinhos para início da programação de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...