segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

CURSO DE CAPOEIRA NA CASA DA CULTURA

O Departamento de Cultura de Matinhos promoverá, já com início na segunda quinzena de Fevereiro, o curso de Capoeira Artística para jovens e adolescentes. A capoeira nasceu em meados do século XVI dentre os escravos. Na idade moderna era comum o tráfico negreiro, com escravos oriundos principalmente da Africa. O Brasil, o qual era a principal colonia portuguesa, recebia escravos, em sua grande maioria angolanos, Angola também era colônia portuguesa. Os negros não aceitavam de forma pacífica a humilhante situação o qual os colonos os submetiam e sempre tentavam fugir, surgindo então os quilombos, local escondido, onde se refugiavam, o maior e mais famoso dos quilombos era o dos Palmares na antiga Capitania de Pernambuco, liderado por Zumbi, foi no Quilombo dos Palmares que surgiu a capoeira, luta escrava desenvolvida com a finalidade de auto defesa para os negros.
A medida que os escravos eram recapturados iam ensinando a arte aos outros cativos nas senzalas, e como era proibido aos negros que desenvolvessem qualquer tipo de luta, eles a disfarçaram em uma dança onde praticavam como se fosse uma festa ou culto religioso, a dança ficou conhecida como capoeira de Angola, pois a maioria dos praticantes eram angolanos, e se consistia numa dança lenta e e com golpes violentos e certeiros. Durante muito tempo a capoeira foi proibida no Brasil, só em 1945 foi apresentada, por mestre Bimba , ao então presidente Getúlio Vargas como modalidade esportiva, Bimba formulou um novo estivo, mais rápido, ficou conhecido copo capoeira regional, o presidente oficializa então a capoeira como esporte brasileiro. A capoeira assim como outras culturas negras também sofre preconceitos até os dias atuais, porém no dia 15 de julho de 2008 a capoeira foi reconhecida como patrimônio cultural brasileiro pelo IPHAN, e gora integra rol das mais importantes manifestações culturais brasileira, ao lado do frevo e do samba carioca a capoeira mostra sua polivalência numa arte que integra dança e esporte de maneira harmoniosa.

As inscrições estão abertas na Casa da Cultura de Matinhos, de Segunda a Sexta-Feira, das 09:00 às 18:00 Horas. Informações pelo telefone (41) 3971-6259.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...