terça-feira, 10 de setembro de 2013

MAIS UMA HISTÓRIA PARA O NOME "CAIOBÁ"

Entre tantas e tantas histórias uma que mais se destaca em Matinhos é sobre a origem do nome Caiobá, dado a um de seus balneários. Já foram muitas versões e teorias mas, efetivamente, nenhuma que se comprove. 


Desta vez o Departamento de Cultura teve conhecimento da possível ligação do nome Caiobá ao da Taioba, planta muito comum no litoral e que se desenvolve com facilidade nas costas dos morros.A taioba (Colocasia antiquorum) é uma planta que se parece bastante com o inhame, até mesmo causando uma certa confusão, além de serem da mesma família. 


É originária de climas tropicais, adaptando-se bem à maior parte do clima encontrado no Brasil. A Taioba, inclusive, é muito utilizada na culinária, se não for confundida com a "braba". Acredita-se que junto ao morro existiam muitos pés de Taioba e, consequentemente, os antigos tratavam o local como a praia da Taioba, sofrendo alteração posterior para "Caiobá". 

2 comentários:

  1. Muito interessante, eu não conhecia a origem do nome da praia de Caiobá, será que a troca do T para o C é culpa da População que falava errado ou coisa assim ou para diferenciar da planta?

    ResponderExcluir
  2. Uma curiosidade é a justificativa que nós, crianças que passaram os verões de 1961, 62, 63, 64, 65, etc...em Caiobá, claro que totalmente fantasiosa e sem nenhuma comprovação, é a história que contávamos entre nós, geralmente os mais velhos afirmando, para o pasmo e credulidade dos mais novos...conta-se que um alpinista amador estava escalando o morro ao lado do Edifício Caiobá e quando estava quase no topo, escorregou e gritou: "Ai que eu caio...e o corpo do infeliz, ao cair nas pedras fez..."bá!!!"....rsrsrsrs. Juro que era assim que ouvi e, quando fiquei mais velho, recontei aos novinhos o porque trágico do nome Caio...bá!!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...