A Igreja Matriz de São Pedro recebeu, no início de Setembro, uma verdadeira obra de arte sobre seu altar. O antigo vitral em azul e branco, de 20m2, foi instalado no final dos anos 70 na parte frontal da torre original e foi reutilizado no fundo da parede na ocasião da reforma feita nos anos 90. Agora foi substituído por um trabalho fantástico do artista Paulo Rogério Biscaia, de Ponta Grossa. O Mosaico sobre vidro da igreja São Pedro em Matinhos – PR quer
expressar a fé da Igreja no Espírito Santo de Deus que age sobre tudo, em tudo
e se faz presente em cada realidade. Segundo o livro do Gênesis (narração bíblica) capítulo 1, no princípio a
terra era vazia e sem forma, e o Espírito de Deus pairava sobre as águas.
Foi inspirado neste testemunho de fé do autor sagrado, que o painel em
vidro procura representar na sua parte inferior as águas fecundadas pelo
Espírito Santo de Deus que se faz presente no principio de tudo. Sendo a água a
condição primeira para a existência de todo ser vivo, o Espírito de Deus
pairando sobre ela recorda aos fiéis que a presença do
Espírito fecundada e santifica todas as águas, as dos mares, dos rios, das
fontes, das chuvas... Aliás, á água trás em sim a recordação da suavidade e do
frescor, da purificação e da santificação, da foça e do desconhecido.
No entanto, estas mesmas águas carregadas de simbolismos quando recebem a
presença de Deus através do seu Espírito Santo se organizam como Cosmos
ordenado e harmônico. Essa harmonia esta representada nas laterais e na parte
superior do painel, onde os círculos remetem a um movimento de vida, de
perfeição e continuidade.Além de comparado à água o Espírito de Deus é análogo à força do fogo,
outro elemento necessário à manutenção e conservação da vida sobre a terra. Do
fogo desprende-se calor, luz, vida, combustão que queima e purifica, cauteriza,
e poderosamente consome. Água e fogo representam forças naturais que escapam à compreensão
humana, elementos essenciais mas nem sempre manipuláveis, fortes e simples em
si mesmos. Simples como a água e o fogo, a Pomba suave e mansa, nobre e
majestosa representa a forma corpórea assumida pelo Espírito Santo por ocasião
do Batismo de Jesus no Rio Jordão. Da Divina Paloma se desprendem raios que se convertem em círculos que
organizam o Universo.
A mandala (circulo) em cores azuis recordam que a santidade do Espírito,
sua perfeição, harmonia e bondade são destinadas ao homem, e a mandala
(circulo) em tom vinho recordam a alegria e a unção da qual o Espírito de Deus
é portador. Os dons do Espírito de Deus aparecem em formas de chamas que se
distribuem para atingir toda a Terra, pois é o Espirito Santo que renova a face
da terra. As chamas como dons do Espírito encontram seu fundamento na narração
sobre a vinda do Espírito Santo no dia de Pentecostes no livro dos Atos dos Apóstolos
capítulo 2. Para expressar a vida nova que o Espírito de Deus injeta na Igreja e no
mundo, o painel se encontra na parte superior da igreja, pois, é o Espírito
Santo que tudo governa e inspira. É Ele que se fez e se faz presente na vida de
Cristo, dos Santos, da Igreja e na vida de cada um de nós.
A técnica usada é o mosaico feito de pastilhas de vidro fixadas com
adesivo elástico sobre vidro e rejuntado com cimento. Ainda que seja um modo
moderno de executar um vitral, já que o material utilizado não se baseia na antiga
técnica que necessita de forno, chumbo e outros materiais, o mosaico no vidro
não deixa nada a desejar no que se refere a luminosidade, brilho e vida que os
tradicionais vitrais oferecem aos olhos que os contemplam. O mesmo artista também foi responsável pelas obras pintadas na parede interna da Igreja e pelo belíssimo sacrário substituído recentemente.
SOBRE O ARTISTA:
Paulo Rogério Biscaia é natural de Ponta Grossa, Paraná. Formado em teologia
pela PUC/PR é também artista plástico. Nos últimos anos tem buscado aperfeiçoar
as técnicas de mosaico no vidro e executa também painéis com pintura sacra em
várias igrejas. O estilo da pintura neo bizantino valoriza mais os símbolos do que a
anatomia, por isso mesmo, este modo de expressar as realidades relacionadas ao
Sagrado são muito apreciadas nas igrejas do Oriente mas também bastante
difundidas em nosso país. Na igreja de Matinhos elas cobrem grande parte das
paredes na parte posterior da nave da igreja.Paulo Biscaia foi monge beneditino, e durante a vida monástica teve a oportunidade
de conhecer, aprender e desenvolver a arte sacra e fazer dela um meio para
expressar as realidades religiosas do povo fiel.
Nenhum comentário:
Postar um comentário