terça-feira, 12 de julho de 2011

Quem foi Gabriel de Lara?


Gabriel de Lara foi um sertanista paulista natural de Santana do Parnaíba que fundou arraiais e vilas no sul do Brasil. Silva Leme descreve sua família no volume Vol VIII - Pág. 485 Cap. 2.º § 2.º (Título Oliveiras) e Vol VI pág 508 § 6.º (Tit. Carrascos) da sua «Genealogia Paulistana». Filho do espanhol Diogo de Lara e da paulista Antônia de Oliveira, filha de Antonio de Oliveira Gago, desde adolescente percorrera os sertões na bandeira de Antônio Pedroso de Alvarenga ao Paraupava em 1616 e foi casado com Brígida Gonçalves.
Esteve na famosa bandeira de resgate pelo rio Itiberê, em cujas margens ergueu o pelourinho e fundou a vila de Paranaguá em 1648. Em 1640 mandaram-no erguer na costa de Paranaguá um posto avançado contra a invasão de estrangeiros, fundando arraial na ilha da Cotinga, para também poder se defender dos índios carijós.
Em 3 de dezembro de 1641 fundou a villa de Nossa Senhora da Graça do Rio São Francisco, atual cidade de São Francisco do SulSanta Catarina
E no ano de 1646 descobriu ouro nos campos de Curitiba, em cinco ribeiros, que chamou minas de Peruna, tendo-as dado em manifesto junto ao capitão-mor de São Paulo, sendo então nomeado primeira autoridade na região.
O general das canoas da costa, Eleodoro Ebanos Pereira, foi mandado pelo administrador-geral das Minas Duarte Correia Vasqueanes examinar pessoalm/ente as minas e a 20 de setembro de 1649 ouviu em autos as principais pessoas do lugar sobre tal merecimento.
Em 1656 Lara foi nomeado capitão-mor governador da nova capitania criada nas paragens e tomou posse a 15 de maio de 1660.
Morreu em 1682.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...