quarta-feira, 15 de junho de 2011

Personalidade da Cultura de Matinhos: Hortulino Pescador


No último dia 14, na Casa da Cultura, reuniram-se pescadores da Colônia de Matinhos junto ao Prefeito Eduardo Antonio Dalmora, seu vice Gentil Arzão, vereador Márcio Duarte, o chefe de Gabinete David Pancoti e a Secretária Municipal de Educação Alda Mara Corrêaa  para uma noite que ficará marcada na história da família Viana, uma das primeiras a povoar Matinhos. Num primeiro momento o convidado do Departamento de Cultura para o evento, Marins Silva, descontraiu a todos com as  "Histórias de Pescador", contadas também por alguns pescadores presentes. 


O Diretor de Cultura, Prof. Delcio Ramos, falou da importância do pescador para a identidade cultural da cidade, seguido das falas das autoridades presentes que enalteceram ainda mais essa difícil função. Num momento de grande emoção foi contada a história do homenageado da noite, Sr, Hortulino Viana, o mais velho pescador em atividade do município que recebeu também, da Prefeitura Municipal, o título "Personalidade da Cultura de Matinhos", entregue pelo Prefeito Eduardo Antonio Dalmora. 


Seus filhos Davi e José Carlos Viana, conhecidos no mundo musical gospel como Irmãos Viana, também prestaram sua homenagem ao pai com uma linda canção, emocionando a todos os presentes. O evento finalizou com uma grande confraternização dos familiares, autoridades, pescadores e outros convidados que prestigiavam a 3ª Semana da Cultura de Matinhos realizada pelo Departamento de Cultura. 

Mas quem é Hortulino Viana? Aqui está a sua história:

No dia 01 de outubro de 1934 nascia em Matinhos um garoto, fruto do casal João Julio Viana e Josefina Balduína Viana, que carinhosamente foi registrado pelo seu pai com o nome de Hortulino Viana, quinto filho de um total de nove do casal. Desde muito pequeno já começou a trabalhar com seu pai na roça e, aos dez anos, além de estudar, começou a pescar com seu pai. Na época o instrumento de trabalho era a canoa a remo e a vela. Tomando gosto pela profissão de pescador deu continuidade a ela, quando comprou sua própria canoa, já a motor. Com dezessete anos conheceu a linda jovem Elvira  começando a namorar, e anos mais tarde noivando e casando.Vivem, até hoje,  na mais perfeita harmonia com seus cinco filhos, que são o orgulho do casal até pelas dificuldades com que conseguiram criar a todos dentro da boa educação, passando exemplo de bons pais, seguidos por todos os membros da família. 


Todos os filhos estão muito bem casados e nunca esquecem de suas raízes, dando ainda ao casal dez netos e cinco bisnetos que são a alegria da família VIANA. S.Hortulino, nos seus 77 anos de vida, muito bem vividos, continua acordando as quatro da manhã para pescar e por onde passa sempre deixa um legado de amigos. Segundo ele é o que mais gosta de fazer. Ao longo de  sua vida sempre procurou ser honesto e homem de caráter, o que deixa seus filhos, netos e bisnetos orgulhosos, pois sua conduta é realmente é ilibada. É o  pescador mais antigo em atividade e orgulho para a história da cultura matinhense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...