terça-feira, 3 de agosto de 2010
CULTURA ATENDE CRIANÇAS DO PROGRAMA SABERES
No dia 29 de Julho o Departamento de Cultura atendeu, na Casa da Cultura de Matinhos, os alunos do Programa Saberes, da Secretaria Municipal de Educaçao, Esporte e Cultura. O Programa, que busca Conhecimento, Cultura e Esportes tem como fundamento inicial um documento da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), e estabelece Quatro Saberes para formação integral dos alunos: 1. Aprender a conhecer; 2. Aprender a fazer; 3. Aprender a viver com os outros; 4. Aprender a ser. A equipe da Secretaria Municipal teve como objetivo principal construir um projeto não somente de perfil assistencialista, mas que tivesse uma complementação das atividades pedagógicas por meio de atividades que proporcionam uma educação emancipadora, inclusiva e integral. Assim, o programa tem um ensino pensado neste contra-turno, com uma formação humana através do acompanhamento pedagógico, recreação, práticas de educação ambiental, informática, práticas de iniciação desportiva e práticas artísticas. Além destas atividades tem-se uma proposta futura de atendimento não só do ensino fundamental, ao qual a rede municipal atende de 1 ao 5 ano, como também o projetos com tendas para atender a Educação Infantil. Estas tendas seriam Espaços alternativos para trabalhar com os alunos as artes visuais, música e expressão corporal, a ludicidade, jogos educativos e de entretenimento, sendo que também seriam incluídos espaços meditação e lazer. No atendimento feito pelos profissionais da Cultura os alunos tiverem acesso à musicalidade rítmica, com orientação do Professor Lucas, também regente da Fanfarra Municipal e noções de canto com o Professor Delcio Ramos, regente do Coral Municipal de Diretor do Departamento de Cultura. Na volta das férias a Casa da Cultura também fará o atendimento às crianças e adolescentes do Programa de Irradicação do Trabalho Infantil (PETI) com atividades musicais, rítimas e expressão corporal.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário