quinta-feira, 26 de agosto de 2010

CASA DA CULTURA COM MAIS DE 600 USUÁRIOS

A Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura comemora mais uma grande conquista. O Departamento de Cultura passa a atender mais de 600 usuários diretos na Casa da Cultura, distribuídos entre cursos, oficinas, grupos e expositores, além do atendimento ao Programa Saberes e os PETIs. Com isso a equipe acredita que começa a brotar em Matinhos uma nova cultura baseada, principalmente, no acesso à percepção artística através dos projetos desenvolvidos. A Casa da Cultura, que antes abrigava apenas alguns artesãos, hoje é um exemplo concreto do comprometimento da atual gestão com a reconstrução de Matinhos. Os atuais usuários estão assim distribuídos:

- 200 Alunos do Programa Saberes
- 26 Alunos nas Oficinas de Artesanato
- 22 Alunos na Oficina de Artes Plásticas
- 17 Alunos no Curso Profissional de Ator
- 18 Alunos nos Cursos de Percussão e Sopro
- 22 Alunos no Curso Básico de Violão
- 12 Alunos no Curso de Etiqueta Social e Postura Profissional
- 30 Integrantes no Coral Municipal de Matinhos
- 8 Integrantes no Grupo de Teatro
- 7 Integrantes no Grupo de Cinema Amador
- 54 Integrantes no Grupo Ativa Idade
- 25 Integrantes no Grupo da Terceira Idade Estrela da Manha
- 30 Participantes nas Rodas de Capoeira
- 23 Artesãos no Salão de Artesanato
- 4 Expositores de Artes Plásticas
- 12 Alunos no Curso de Técnica de Canto Coral
- 70 Allunos dos PETIs (Em início)
- 22 Alunas de Coreografia para Fanfarra

Ainda para este ano a Casa da Cultura disponibilizará Curso de Inglês (Conversação) e Espanhol, além de outras propostas nas oficinas de Artesanato.

O Departamento de Cultura, através do Diretor Delcio Ramos, agradece ao apoio, confiança e comprometimento do Prefeito Eduardo Dalmora e sua esposa Eunice Viganó Dalmora, do Secretário Eduardo Fofonca à causa cultural e, principalmente, a todos os voluntários que se dedicam com carinho às atividades que todos os dias acontecem na Casa da Cultura de Matinhos.

MUSICALIZAÇÃO INFANTIL NO PROGRAMA SABERES

Nesta Quinta-Feira (dia 26) o Departamento de Cultura, da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura, iniciou oficialmente o atendimento dos alunos do Programa Saberes com Musicalização Infantil. Mais de 200 crianças passam a participar desta atividade semanalmente com a orientação sobre ritmos com o Professor Lucas Vieira e de canto com o Professor Delcio Ramos, também diretor do departamento. A musicalização, além de transformar as crianças em indivíduos que usam os sons musicais, fazem e criam música, apreciam música, e finalmente se expandem por meio da música, ainda auxiliam no desenvolvimento e aperfeiçoamento da:
- Socialização
- Alfabetização
- Inteligência
- Capacidade inventiva
- Expressividade
- Coordenação motora e tato fino
- Percepção sonora
- Percepção espacial
- Raciocínio lógico e matemático
- Estética
Além de alcançar os objetivos da musicalização, a Prefeitura de Matinhos quer possibilitar a sensibilização para a prática da arte como possibilidade de uma transformação social. com novas alternativas turísticas, culturais e profissionais.

Além das aulas os alunos estão tendo acesso a visitas no salão de artes e artesanato e recebendo orientações sobre a importância desta atividade como alternativa na geração de renda.

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

REI E RAINHA DA TERCEIRA IDADE


Nesta Quinta-Feira, dia 20 de Agosto, acontecerá uma reunião com os representantes dos Grupos da Terceira Idade de Matinhos para o concurso Rei e Rainha da Terceira Idade de Matinhos. O evento acontecerá na "Matinhos em Festa", no dia 06 de Setembro no Baile dedicado a este grupo. A reunião terá início às 14:00 Horas com a participação da PROVOPAR, Secretaria de Ação Social e Departamento da Cultura.

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA A FAMMA


Ainda estão abertas as inscrições para participação na FAMMA (Fanfarra Municipal de Matinhos). Inicialmente os integrantes participarão de aulas de teoria musical, sopro e percussão, além de expressão corporal para as interessadas no corpo coreográfico. Na sequência os alunos serão levados às práticas específicas da FAMMA com ensaios periódicos. Outras informações poderão ser obtidas na Casa da Cultura ou pelo fone 3971-6259.

terça-feira, 17 de agosto de 2010

EXPOSIÇÃO EMÍLIA DA SILVA


Está em exposição, na Casa da Cultura de Matinhos, os trabalhos da Artista Plástica Emília M. da Silva. Com 19 anos de residência em Matinhos e 20 de dedicação ao Artesanato e às Artes Plásticas, propõe uma nova técnica com colagens em tela, além da tradicional pintura a oleo. Suas obras estão à disposição no Salão de Artes de Segunda à Sexta-Feira das 9:00 às 21:30 e no Sábado das 14:00 às 18:00 Horas. Através do fone (41) 3453-1924 se pode fazer encomendas de peças exclusivas diretamente com a artista.



Edital de Convocação de Membros para Compor a Comissão Nacional de Incentivo à Cultura 2010

Inscrições prorrogadas até 6 de setembro

O Ministério da Cultura, por meio da Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura (Sefic), está com seu processo aberto para indicação dos membros que comporão a Comissão Nacional de Incentivo à Cultura (CNIC) para o biênio 2011/2012. O Edital, publicado no Diário Oficial da União no último dia 7, torna pública a abertura das inscrições e traz como novidade uma metodologia que visa ampliar a representatividade das cinco regiões brasileiras em seu plenário.

O processo de habilitação dos representantes da sociedade civil organizada para indicarem os membros que comporão a CNIC será realizado entre os dias 13 de maio e 14 de julho de 2010. Poderão participar do processo as entidades de caráter associativo de âmbito nacional representativas de setor cultural, artístico ou do empresariado nacional, devendo preencher o Formulário de Inscrição e encaminhar toda a documentação das seguintes formas:

1- diretamente no protocolo central do MinC ou encaminhada por via postal, com aviso de recebimento, devendo, em ambos os casos, estar acondicionada em envelope endereçado à Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura - MinC, Esplanada dos Ministérios, Bloco B, 1º Andar, CEP 70068-900,Brasília - Distrito Federal, aos cuidados do Presidente da Comissão Avaliadora; ou

2- endereçado à Caixa Postal n.º 8.606, CEP 70.312-970, Brasília - DF, sob a inscrição “Edital de Convocação CNIC 2011/2012″.

A divulgação da lista das entidades habilitadas para o processo de indicação acontecerá no dia 10 de agosto, por meio do sítio do Ministério da Cultura e publicação no Diário Oficial da União. “O novo processo converge com os princípios de representatividade nacional da CNIC, com a proposta de expandir o caráter democrático, plural e aberto à participação da sociedade”, disse o secretário de Fomento e Incentivo à Cultura, Henilton Menezes.

Edital

Formulário de Inscrição

Informações: (61) 2024 2137 - cnic@cultura.gov.br
Érika Freddi, Coordenadora Adminstrativa da CNIC

Informações à imprensa: (61) 2024-2127
(Caroline Borralho, Assessoria de imprensa da Sefic/MinC)

NOVA TURMA NO CURSO DE VIOLÃO BÁSICO


Hoje foi registrada a prersença de 17 alunos no Curso de Violão Básico da Casa da Cultura de Matinhos. A pedido dos alunos estamos publicando a foto da primeira aula.

2º SEMESTRE NA CASA DA CULTURA

O 2º Semestre na Casa da Cultura iniciou com um número de usuários que supera a frequência nas atividades desde que se iniciou os projetos na Casa. Atualmente são mais de quatrocentas pessoas que participam de grupos, cursos, oficinas e formações artísticas, além do apoio às instituições não governamentais com consultoria na implementação da formalização dos interesses coletivos.O Coral Municipal de Matinhos continuas com seus ensaios todas as Segundas e Quartas-Feiras às 20:00 Horas com a regência do Prof. Delcio RamosO curso de Violão Básico já atende 22 alunos de várias idades.No curso de Pintura em Tela, em artes plásticas, são 17 alunos com a orientação da voluntária Danyela Almeida.Na aprendizagem de artesanato a Casa atende mais de 100 alunos em 6 oficinas diferentes.Com o trabalho do atual regente da Fanfarra Municipal a Casa também mantém curso de Instrumentos de Sopro e PercussãoNos trabalhos sociais a Casa da Cultura mantém dois grupos da Terceira Idade, além de estar formalizando o atendimento aos PETIS, projetos para atendimento de encaminhamentos do Conselho Tutelar e geração de renda através da Feira de Artes e Artesanato no Calçadão Central.A Casa da Cultura disponibiliza espaço para as reuniões de Conselhos Municipais e instituições não governamentais.As atividades da Capoeira também são apoiadas pelo Departamento de Cultura com rodas realizadas na Casa da Cultura.Em parceria com o Departamento de Educação integral, também da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura, implementa-se o atendimento aos alunos do Programa Saberes.Depois do sucesso do Curso de Teatro, o Departamento inclui agora o Curso de Formação de Atores em parceria com o SINATED, além do grupo de teatro que foi formalizado agora no 2º Semestre.Novos expositores de artes plásticas encontram na Casa da Cultura um espaço para visualização dos seus trabalhos.O movimento e frequência na Casa de Cultura tem aumentado significativamente, promovendo a mudança sócio-cultural no município de Matinhos.O Departamento de Cultura consegue novos espaços para a exposição do Artesanato Local até em outros municípios.

CADASTRO DOS MÚSICOS DE MATINHOS


O Departamento de Cultura da Prefeitura Municipal de Matinhos está cadastrando todos os músicos que residem em Matinhos para emissão de convites em futuros eventos. É importante ressaltar que o cadastro pode ser feito pelos músicos de qualquer estilo ou área de atuação como gospel, bandas, corais, vocais, duplas... Profissional ou amador. Com esta ação o Departamento quer iniciar uma série de eventos que poderão ser frequentados por este grupo artístico, além de promover a integração e sugerir uma organização institucional formal para a busca de subsídios específicos. O cadastro está à disposição na Casa da Cultura de Matinhos, de Segunda à Sábado das 09:00 às 21:30 Horas, com intervalo das 12:00 às 13:00 Horas.

terça-feira, 3 de agosto de 2010

CULTURA ATENDE CRIANÇAS DO PROGRAMA SABERES

No dia 29 de Julho o Departamento de Cultura atendeu, na Casa da Cultura de Matinhos, os alunos do Programa Saberes, da Secretaria Municipal de Educaçao, Esporte e Cultura. O Programa, que busca Conhecimento, Cultura e Esportes tem como fundamento inicial um documento da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), e estabelece Quatro Saberes para formação integral dos alunos: 1. Aprender a conhecer; 2. Aprender a fazer; 3. Aprender a viver com os outros; 4. Aprender a ser. A equipe da Secretaria Municipal teve como objetivo principal construir um projeto não somente de perfil assistencialista, mas que tivesse uma complementação das atividades pedagógicas por meio de atividades que proporcionam uma educação emancipadora, inclusiva e integral. Assim, o programa tem um ensino pensado neste contra-turno, com uma formação humana através do acompanhamento pedagógico, recreação, práticas de educação ambiental, informática, práticas de iniciação desportiva e práticas artísticas. Além destas atividades tem-se uma proposta futura de atendimento não só do ensino fundamental, ao qual a rede municipal atende de 1 ao 5 ano, como também o projetos com tendas para atender a Educação Infantil. Estas tendas seriam Espaços alternativos para trabalhar com os alunos as artes visuais, música e expressão corporal, a ludicidade, jogos educativos e de entretenimento, sendo que também seriam incluídos espaços meditação e lazer. No atendimento feito pelos profissionais da Cultura os alunos tiverem acesso à musicalidade rítmica, com orientação do Professor Lucas, também regente da Fanfarra Municipal e noções de canto com o Professor Delcio Ramos, regente do Coral Municipal de Diretor do Departamento de Cultura. Na volta das férias a Casa da Cultura também fará o atendimento às crianças e adolescentes do Programa de Irradicação do Trabalho Infantil (PETI) com atividades musicais, rítimas e expressão corporal.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...