quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010
Orquestra Sinfônica do Paraná em Matinhos
Numa parceria entre Prefeitura Municipal, Igreja Católica de Matinhos e Teatro Guaira, a Orquestra Sinfônica do Paraná estará pela primeira vez em em nossa cidade. O concerto acontecerá no dia 21 de Março, às 18:00 Horas, na Igreja Matriz de São Pedro. Serão 60 músicos numa apresentação única e imperdível.
Orquestra Sinfônica do Paraná
Fundada em 1985, a Orquestra Sinfônica do Paraná - OSP - vem escrevendo ao longo dos anos, uma história admirável de talento e dedicação à música.
Grande parte desta bem-sucedida trajetória foi liderada pelo Maestro Alceo Bocchino, hoje Maestro Emérito da OSP. Osvaldo Colarusso foi maestro adjunto de Bocchino e contribuiu com seu talento na regência de inúmeros concertos, balés e óperas memoráveis.
Um repertório que inclui mais de 700 obras, com mais de 200 autores e uma história que supera o número de 500 apresentações em várias cidades e festivais do Brasil, constituem uma história que certamente deve ser creditada a muitos talentos: mais de 40 maestros e 150 solistas fizeram parte desta trajetória.
Um vasto repertório abrangendo os mais diversos estilos, incluindo obras dos repertórios clássico, romântico, barroco e contemporâneo foram executadas com maestria. Ludwig Van Beethoven, Tchaikovsky, Mozart, Haendel, Orff, Gershwin, Bolling, Bruckner, Stravinsky, Paul Hindemith e Shoenberg figuram entre os compositores executados.
Importantes montagens de balé como O Quebra-Nozes , de Tchaikovsky e Petruchka , de Stravinsky, entraram no repertório, assim como grandes produções de ópera: Carmen , de Bizet, Fausto , de Gounod e Tosca e La Bohème , de Puccini são apenas alguns dos exemplos.
No repertório da Orquestra Sinfônica do Paraná, incluem-se ainda, importantes compositores brasileiros como Villa-Lobos, Carlos Gomes, Radamés Gnattali e Camargo Guarnieri, além dos paranaenses Alceo Bocchino, Henrique Morozowicz, Padre José Penalva, Hilton Barcelos, Bento Mossurunga e Augusto Stresser.
Com a aposentadoria do Maestro Bocchino, o Maestro Roberto Duarte assume o cargo de Maestro Titular em 1999. O sucederam o Maestro Jamil Maluf (2000-2002) e o Maestro Alessandro Sangiorgi, desde 2002 à frente da Direção Musical e Regência da OSP.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário