sexta-feira, 1 de junho de 2012

Corpo de Bombeiros em Matinhos


As atividades de bombeiro em Matinhos teve início em Fevereiro de 1954 com a nomeação de guarda-vidas civis nomeados pelo então Governador do Estado Dr. Bento Munhoz da Rocha Neto e pelo Secretário do Interior e Justiça Dr. Renato Valente. O encarregado de fiscalizar os trabalhos foi o Sr. Alabo Muller, Juiz de Paz de Matinhos, cargo não remunerado e que providenciava os meios para o bom andamento da missão de guarda-vidas. Foram acionados, na época, os postos de Matinhos e Caiobá, sendo o pessoal assim distribuídos:

Matinhos:
Sr. João Júlio Viana
Sr. Florisvaldo da Silva
Sr. Alexandre Leocádio Santana

Caiobá:
Sr. Máximo Ricardo da Silva
Sr. Cesário da Silva
Sr. Francisco Inácio Moreira
Sr. Orlando Ferreira

Mais tarde o Sr. Cesário da Silva foi deslocado para a Praia Mansa devido ao aumento de movimento de banhistas. os Srs. Francisco Inácio Moreira e Orlando Ferreira trabalharam poucos meses e, não de adaptando ao serviço, pediram demissão. O Pessoal Civil trabalhou por cerca de seis anos. Só em 1960 e 1961 que vieram o Sargento Nelson Cordeiro, Cabo Frorzico e o Soldado Otacílio, bombeiros militares que haviam feito curso de guarda-vidas no Rio de Janeiro. Ficaram hospedados no hotel São José sendo, posteriormente, recolhidos. No verão de 62/63 e 63/64 o Corpo de Bombeiros começou a fazer o serviço de guarda-vidas de temporada, não mais deixando o litoral desguarnecido. A partir de 1964 ficou um efetivo destacado em Matinhos tendo como atividade fim o serviço de guarda-vidas e com moradias fixas. A primeira temporada foi comandada pelo então Tenente Almir Moreira e teve como integrantes os seguintes militares: 

Sub Ten Alceu Gonçalves
Sgt. Nelson Cordeiro
Sgt. Aldonir Célio Soares 
Sgt. Muniz Rosa Cardoso
Cb. Vicente Carvalho
Sd. Izaul de Camargo
Sd. Pedro Pacheco
Sd. Idevaldo de Paula Cunha
Sd. Leonel dos Santos Vaz.

Esse pessoal ficou alojado em uma escola municipal onde hoje se encontra a Câmara Municipal. O Serviço de guarda-vidas tomou maior corpo com a construção do posto de guarda-vidas nº 7, inaugurado em 1966. Nesta época os militares destacados ficaram residindo em suas próprias residências, exceto dois soldaos: Luiz Carlos Micalhoski e Francisco de Souza.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...