terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Em clima de Natal

Em tempos de crise econômica, capitais de países europeus anunciaram a redução nos gastos com a decoração de Natal. As prefeituras vão gastar menos, mas – assim como a população dessas cidades – não vão deixar de seguir a tradição e iluminar ruas, praças, prédios e casas, até porque a prática pode ter impacto no otimismo da população.
A psicóloga Patrícia Guillon Ribeiro, professora da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, afirma que a decoração, estimulada basicamente pelo comércio, tem outro efeito: “As pessoas realizam mais campanhas solidárias e se mobilizem em prol das crianças e também se encantam por esse mundo lúdico do Papai Noel”.

No Paraná, a tradição não é diferente, e não é só em Curitiba que o Natal tem seus encantos. As cidades do interior também se enfeitam para a festa mais esperada do ano. Veja algumas imagens das decorações e eventos natalinos que fazem a alegria de quem mora no interior do estado.
No Litoral, a decoração de Matinhos se destaca. Papais Noéis, bonecos de neve, uma árvore de Natal com 15 metros de altura e um trem com som de Maria-Fumaça animam a praça central. No Natal Iluminado, além da decoração, os visitantes podem apreciar as apresentações realizadas por estudantes nos fins de semana.
“É uma atração linda. Tudo é muito bonito. Sempre que possível, a gente vem e traz as crianças”, conta o empresário Sílvio Lindomar Marchesini, pai de Kevin, de 12 anos, e Brian, de 8 meses. A decoração foi comprada pela prefeitura e contabiliza um custo de cerca de R$ 500 mil. De acordo com estimativas do município, “O Natal iluminado” recebe em média mil visitantes por noite em dias de semana e 5 mil por noite durante o fim de semana.

Concorra a Prêmios no Show de Natal

A PROVOPAR Matinhos realizará, no dia 17 de Dezembro o grande SHOW DE NATAL com o sorteio de excelentes prêmios através de um Bingo Monitorado. Veja o que você poderá ganhar por apenas R$10,00 cada cartela:

1º Prêmio: Peugeot Hoggar 0km

Foto Ilustrativa

2º Prêmio: Moto Honda Fun 125 cc Okm
Foto Ilustrativa

3º Prêmio: TV 32''

Foto Ilustrativa

4º Prêmio: Notebbok

Foro Ilustrativa

5º Prêmio: Geladeira

Foto Ilustrativa

O sorteio será às 17:30 Horas na Praça Central de Matinhos. As cartelas podem ser adquiridas na própria praça ou com os colaboradores da Promoção. Adquire já a sua e passe um Natal mais FELIZ!






segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Alunos de Violão Emocionam Convidados


Com a orientação da musicista Letícia Ramos, que atuou voluntariamente nas Oficinas de Violão Básico na Casa da Cultura, os alunos certificados emocionaram seus convidados  com uma linda apresentação ensaiadas por eles para o momento. Os doze alunos, também apoiados por Ana Paula e Matheus Ramos executaram "Que país é esse?" da Banda Legião Urbana e foram aplaudidos de pé pela platéia. O evento também contou com a apresentação da Banda Isa Duff, a leitura de lindas mensagens feita pelos alunos e o coquetel de confraternização. 



O diretor de cultura de Matinhos, Delcio Ramos, agradeceu, em nome do prefeito, pela presença de todos e pela confiança que a sociedade matinhense tem depositado nos projetos desenvolvidos pelo departamento. Ainda anunciou que depois de mais de 120 cursos aplicados em três anos já se prevê outros projetos de aprendizagem para 2012 e conta com a participação de todos no desenvolvimento de uma Matinhos que poderá contar, também, com o turismo cultural. 

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Quer se desfazer de livros usados?



Com a era digital e o desenvolvimento tecnológico é muito comum pessoas terem em casas pilhas de livros que já não usam mais e, de certa forma, atrapalham, juntam traças, mofo e até baratas. Mais difícil do que os manter guardados é se "livrar deles", até pelos valores pagos por eles.  Não podemos esquecer que aquilo que não nos serve mais pode muito bem ser de muito bom uso para outros. Guardar de recordação? Isso depende da quantidade... Quais os que devo jogar fora? E os que poderei doar? Esses critérios realmente são um pouco complicados pois leva em consideração muitos detalhes importantes: função, tema, idade, conteúdo, valor histórico, entre outros. Pensando nisso o Departamento de Cultura criou um processo de recebimento das doações, triagem técnica e distribuição às bibliotecas do município, ou direcionamento para reaproveitamento e reciclagem. Os livros devem ser entregues na Casa da Cultura de Matinhos. Mesmo assim damos aqui algumas dicas:

- Literatura: Todos devem ser aproveitados. 
- Técnicos: Só se mantém os que tiverem menos de 10 anos de edição ou após análise de conteúdo.
- Didáticos: Só se mantém os que tiverem menos de 10 anos de edição ou após análise de conteúdo.
- Enciclopédias de Pesquisa: Somente com análise de conteúdo. 
- Livros antigos: Pode ser guardado como peça antiga. Para isso deve levar em consideração a sua data de edição.

Vale lembrar que manter livros desatualizados em casa pode oferecer riscos a pesquisa escolar, levando o aluno a obter conhecimentos que já foram repensados e reformulados. 

Outras informações: (41) 3971-6259

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

"Ativa Idade" deseja um Feliz Natal

O Grupo Cultural "Ativa Idade" da Casa da Cultura de Matinhos encerram hoje suas atividades de 2011 desejando a todos um Natal de muita saúde, paz e alegria e um 2012 repleto de muitas realizações e bênçãos de DEUS! Feliz Natal!

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Banca avalia novos atores de Matinhos.


"A arte transforma as pessoas e as fazem viver em sociedade... Abre novos caminhos e promove o respeito à vida... Não se limita às críticas mas se atenta às sugestões..." É acreditando nessas possibilidades que a Prefeitura Municipal de Matinhos, através do Departamento de Cultura, mantém um divisão específica à aprendizagem de artes e artesanato, com cursos e oficinas acontecidas durante o ano todo. Em especial, nas artes cênicas, tem realizado o Curso Profissional de Teatro e Formação de Atores, em parceria com o SINATED - SINDICATO DOS ARTISTAS E TÉCNICOS EM ESPETÁCULOS DE DIVERSÕES DO LITORAL DO PARANÁ. No último dia 05 mais oito alunos passaram pela banca avaliadora de conclusão do curso formada pelo professor da turma, Igor Soares, o Diretor de Cultura, Delcio Ramos, uma representante do Curso de Artes da UFPR-Litoral e dois representantes do sindicato. Os alunos avaliados foram: Aylin A. Torres, Caroline R. Lopes, Francisco José W. da Silva, Isabela A. Alves, Isaura Aparecida de Araujo, Josi A. Torres, Tainara Muniz de Carvalho e Vinícius Afonso Mohr. 

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Escola e CMEIs festejam o Natal Iluminado na Praça



Além da belíssima decoração na Praça Central, o Natal Iluminado, promovido pela Prefeitura Municipal de Matinhos, conta com a participação das escolas e centros municipais de educação infantil nos dias de semana e outros artistas nos finais de semana. Confira a programação feita pela Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura: 

A Arte se espalha em Matinhos

Prof. Delcio Ramos, Diretor de Cultura, na Certificação dos Alunos da Casa da Cultura
Final de período e novos alunos são certificados nos Cursos e Oficinas da Casa da Cultura de Matinhos. Dessa vez foram: Dança Livre Contemporânea, Dança Livre de Salão, Fotogenia e Passarela, Pintura em Tela, Inclusão Digital com Fotografia e Percussão. As oficinas de artesanato acontecidas no projeto "Uma Tarde" foram certificadas ao término de cada aula durante todo o bimestre. No ano de 2011 foram atendidos mais de 400 alunos em artes manuais, artesanato, artes plásticas, música, capoeira e arte cênica. Com isso a Prefeitura Municipal, através do Departamento de Cultura faz da arte uma realidade em Matinhos, gerando renda, desenvolvendo habilidades, sensibilizando e, principalmente, colaborando com a formação de cidadania. Ainda este ano serão certificados os alunos de Violão Básico e Formação de Atores. 

"Pirão de Letras" é apresentado em Matinhos.


No dia 30 de Novembro o Departamento de Cultura, em atendimento ao Ministério da Cultura pela Lei Rouanet, proporcionou aos alunos do Colégio Estadual Tereza da Silva Ramos e participantes do Programa PróJóvem a apresentação da peça "Pirão de Letras", de Rafael Camargo, apresentado pelo Grupo de Teatro Tanta. A platéia, que contou com mais de duzentas pessoas no Centro Cultural da UFPR Litoral, assistiu atentamente ao espetáculo que tinha em seu objetivo o incentivo à Leitura e divulgação da Literatura. Também foram convidados os PETIS Albatroz e Tabuleiro.

Terceira Idade recebe certificado de Conclusão em Inclusão Digital


O Departamento de Cultura certificou, no dia 1º de Dezembro, os participantes do projeto de inclusão digital à terceira idade desenvolvido na Indústria do Conhecimento. Dos 50 matriculados, 27 concluíram o ciclo de 8 aulas e hoje já podem fazer uso do computador, inclusive com navegação na internet. Este projeto foi elaborado pelo próprio departamento e a aplicado, inicialmente, como experiência. Não poderia se esperar outro resultado. Após alguns meses de dedicação das funcionárias Michele Rocca  Lourenço e Sheila Trevisan de Lima o projeto se encorpou e atraiu outros alunos, o que deu para definir o programa  e personalizar o atendimento. 


Na certificação estiveram presentes o Chefe do Departamento de Cultura, Professor Delcio Ramos, o Chefe de Gabinete Davi Pancotti, o Vereador Sandro Braga e o Prefeito Eduardo Antonio Dalmora que falou da importância do projeto e das novas perspectivas para Matinhos no acesso popular à internet. Para o ano que vem já se prevê novas turmas e o dobro de atendimentos. 

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Matinhos tem Grupo Municipal de Dança Contemporânea



É muito comum ouvir comentários de uma Matinhos sem chances ou oportunidades, sem arte e cultura... Isso não é mais realidade! A cada dia se concretizam novos projetos de atividades que se achava "difícil" se encontrar. Prova disso é mais um grupo artístico que se forma através do Departamento de Cultura: Grupo Municipal de Dança Contemporânea.Após meses de dedicação dos alunos e empenho do voluntário Vinícius Mohr como instrutor, o grupo estreou o espetáculo "Estigmas" que retrata, com sensibilidade, a violência e confrontos sociais em momentos de muita emoção.Nice Almeida, Taynara Carvalho, Virgínia Tolentino e Isaura de Souza, além do coreógrafo Vinícius Mohr são os protagonistas desta história que começa e que promete muitas novidades para Matinhos. "O processo de desenvolvimento artístico ou cultural não se apresenta de forma revolucionária, apesar de haver incitado para muitas.. Acredito que este grupo vem assim, mansinho, mas com novas idéias, conceitos e linguagens para a expressão do corpo e da alma. Vem ensinar, informar e, principalmente, convidar para um contato mais profundo com as sensações na busca de novas e prazerosas percepções" - Diz Delcio Ramos, Diretor do Departamento de Cultura. 

Terceira Idade faz Exposição Fotográfica

Foto: Amauri Dalledone e sua "Exposição"

No dia 02 de Dezembro ao Departamento de Cultura da Prefeitura Municipal de Matinhos teve um grande motivo para festejar mais um objetivo alcançado. Com a dificuldade que muitas pessoas da Terceira Idade encontravam em manusear e até entender as novidades do mundo digital foi criada uma oficina para, basicamente, dar essas informações através do manuseio da máquina fotográfica. O que era pra ser apenas um pequeno esclarecimento tomou outras proporções fazendo com que os alunos tomassem cada vez mais gosto pela arte fotográfica, a ponto até de pedirem mais aulas. Depois de quatro meses de aulas e registros o grupo foi certificado e teve a felicidade de ver seus trabalhos expostos numa mostra disponível na Casa da Cultura. Concluíram: Amauri Dalledone, Dora Dalledona, Dulce Afonso, Ruth V. dos Santos, Deolinda Miliate, Dária Soley e Sueli Russo.

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Previna-se!!

O Dia Mundial de Luta Contra a Aids foi criado para relembrar o combate à doença e despertar nas pessoas a consciência da necessidade da prevenção, aumentar a compreensão sobre a síndrome e reforçar a tolerância e a compaixão às pessoas infectadas.
Foi a Assembléia Mundial de Saúde, com o apoio da Organização das Nações Unidas (ONU), que instituiu a data de 1º de dezembro. A decisão foi tomada em outubro de 1987. No Brasil, a data passou a ser comemorada a partir de 1988, por decisão do Ministro da Saúde.


O Sucesso do "Encontro das Artes de Matinhos"

O "Encontro das Artes" promovido pelo Departamento de Cultura de Matinhos surpreendeu pela qualidade dos trabalhos apresentados e número de público presente. Com o objetivo de divulgar a arte local o evento aconteceu no último disa 26 na Casa da Cultura de Matinhos e contou com as apresentações:

Feira de Arte e Artesanato
Contou com a participação de alguns artesãos que expuseram e comercializaram seus trabalhos, evidenciando as peças produzidas com conchas, escamas de peixe e fibra de bananeira, além das tecelagens manuais. 


Roda de Capoeira Zoeira Nagô:

Com a coordenação do Mestre Bacico, o grupo fez uma grande demonstração da importância que tem a capoeira para o Município de Matinhos como expressão artística, valorização da memória cultural brasileira e inclusão sócio-cultural.



Encontro de Cantores:

Uma integração emocionante entre experientes músicos e cantores e a nova geração musical em Matinhos. Contou com a participação de Matheus Ramos, Diego Leonardo, Delcio Ramos, Vinícius Knauber, Larissa Knauber e Silo Ramos. 



Contação de Histórias:

Contando com a fascinante interpretação dos atores Igor Soares, Vinícius Mohr e Gicelli Brunkhorst, "Uma História ao Contrário" prendeu a atenção de todos e revelou a importância que esta arte vem tomando atualmente. Apesar de ser uma arte milenar, mostrou-se como uma agradável novidade ao Salão de Artes lotado e atento a cada movimento. 


Dança Afro:

A Escola Municipal Oito de Maio fez uma importante contribuição ao Encontro com uma belíssima peça Afro apresentada por um grupo de dança ensaiado pela Professora Luciana e a Diretora Simone Cordeiro. 



Grupo de Dança Equilibrium:

Como já disse Augusto Branco: "Não é o ritmo nem os passos que fazem a dança mas a paixão que vai na alma de quem dança". Através de uma peça de dança contemporânea esse grupo, coreografado pelo Professor José e ganhador de festivais até em Joinvile contribuiu de forma significativa ao evento, evidenciando sua importância no cenário artístico matinhense. 


Grupo de Dança "Complexo Educacional"

Também ensaiados pelo Professor José o Grupo de Dança do Complexo Educacional de Matinhos, formado por alguns de seus alunos, fez uma linda apresentação às pessoas que lotavam o Salão de Artes. 



Grupo Municipal de Dança "Movimento de Ruptura":

Não foi só uma estréia. O Grupo Municipal mostrou para que se dedicou durante meses ao aprendizado e entrega aos movimentos da dança contemporânea. Um espetáculo de grande emoção e sensibilidade   apresentado, na peça "Estigmas", pelas artistas Nice Almeida, Taynara Carvalho, Virgínia Tolentino e Isaura de Souza, além do coreógrafo Vinícius Mohr.




Grupo Municipal de Teatro:

Já com merecido reconhecimento, o Grupo Municipal de Teatro "Ação em Cena" apresentou mais uma vez a peça "O Santo e a Porca" (Ariano Suassuna), com a direção do Prof. Igor Soares e atuação de Matheus Ramos, Vigh Mohr, Breno Oberdan, Carol Vergara, Chico Ville, Vinícius Picolli e Maria Blasczyk.



As atividades foram coordenadas pelo Chefe do Departamento de Cultura, Prof. Delcio Ramos, e o Diretor de Eventos Culturais, Lucas Vieira. 



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...