sexta-feira, 25 de novembro de 2011

AMANHÃ: ENCONTRO DAS ARTES DE MATINHOS



PROGRAMA:

09:00 - Feira de Artesanato
09:15 - Roda de Capoeira “Zoeira Nagô”
14:30 - Dança de Salão
15:30 - Contação de História
15:00 - Roda de Música Popular – Cantores de Matinhos
14:00 - Teatro de Fantoche: “As Trapalhadas do Lobo Guloso” – Bruno e Márcia
16:00 - Dança Contemporânea – Grupo Municipal de Dança “Movimento de Ruptura”
16:00 - Grupo de Dança – Escola Municipal “Oito de Maio”
16:20 - Grupo de Dança – Complexo Educacional
16:30 - Peça Teatral “O Santo e a Porca” – Grupo Municipal de Teatro

Os demais horários e espaços estarão livres aos outros artistas ou grupos que quiserem se apresentar. 
Informações: (41) 3971-6259

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Quem foi François Rios.


Francisco Carlos Barbosa era conhecido artisticamente como François Rios. Natural da cidade paranaense de Boa Esperança, chegou a Paranaguá em 1986 em busca de alternativa de trabalho. Envolveu-se com as artes cênicas e criou laços de amizade e trabalho com artistas de todo litoral que se fortaleceram ao longo dos últimos 20 anos. Em 1994, passou a integrar o quadro da Marinha Mercante Brasileira, e entre uma viagem e outra sempre encontrou tempo para desenvolver sua maior paixão, o teatro. Foram duas décadas de trabalhos desenvolvidos no litoral. Por duas vezes foi eleito presidente do Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos do Litoral (Sinated), entidade fundada por ele, sendo presidente nos triênios (2000/ 2003) e (2007/2009). François conseguiu realizar um dos seus maiores sonhos: legalizar o Sinated tornando-o uma entidade reconhecida. François sempre foi conhecido por ser polêmico e por lutar por um ideal, na tentativa de oferecer uma vida profissional mais digna aos artistas cênicos. Em reportagem para a Folha do Litoral em 2009 ele destacou: “Gosto das coisas certas e não posso aceitar a classe artística vivendo com o pires na mão. Precisamos dignificar o trabalho do artista e fomentar o poder público municipal na abertura de novas frentes”. Este idealismo de François em torno das artes iniciou paulatinamente, à medida que crescia o envolvimento com as causas culturais em Paranaguá, desde 1995. Naquele ano, além de se profissionalizar como ator, iniciou sua atuação em peças teatrais. Dentre as quais se destaca “Traições Imaginárias”, dirigida por Jorge Borba, que ficou em cartaz de 95 a 96. Na mesma época atuou em “O Mundo Sentidos”, de Irajá Pereira dos Santos. Atuou em Três espetáculos da “Paixão de Cristo”, sendo a mais recente em 2010 (Via Sacra). François dirigiu o espetáculo “Dois Perdidos numa noite suja”, de Plínio Marcos que tem sido até hoje a peça que mais tempo ficou em cartaz, percorrendo inúmeras cidades paranaenses, sendo assistida por quase 10 mil pessoas. Também participou de várias oficinas de aperfeiçoamento. Coordenou e produziu o Festival de Teatro Litoral em Cena em 1996. Ainda na década de 90 mobilizou os artistas através do movimento “SOS Cultura”, que reuniu representantes da área musical, artes plásticas e o teatro, exigindo ações na área cultural. Na mesma época, aproveitando o momento propício de união da classe, fundou a Associação de Artistas e Técnicos em Espetáculos (Amarte) quando François se engajou de forma definitiva na luta pela política cultural da região, em especial, as artes cênicas. Faleceu na tarde de quarta-feira, 9, no Rio de Janeiro. A viagem seria apenas para dar baixa no contrato encerrado com a empresa marítima a qual ele era empregado temporariamente como taifeiro (cozinheiro) de um rebocador. Faleceu de causas naturais deixando uma lacuna na vida cultural de Paranaguá    Fonte : Christian Bartboza

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Litoral do Paraná perde François Rios.



A Arte do Litoral do Paraná está em luto. Faleceu ontem o ator François Rios que, além da sua grande competência no Teatro, foi um batalhador e defensor de todos os artistas do Litoral do Paraná atuando, também, no SINDICATO DOS ARTISTAS E TÉCNICOS EM ESPETÁCULOS DE DIVERSÕES DO LITORAL DO PARANÁ - SINATED. Matinhos, em especial, deve muito à sua dedicação na implantação dos projetos voltados à Arte Cênica e efetivamente conquistados. Em breve postaremos sua trajetória. No momento só nos resta deixar uma homenagem:

"François, com certeza fará muita falta. Seu empenho, comprometimento, amizade, motivação, dedicação, sensibilidade, competência, amor pela vida... Alguns não entendem, outros se conformam e outros ainda relutam contra este grande mistério da vida mas, tenho certeza, que por tudo o que semeou, cuidou e colheu, deve estar num lugar com brilho imenso,igual ao seu..."

Breno Oberdan - Ator matinhense em destaque no Litoral.


O ano de 2011 foi mesmo o de Breno Oberdan! O artista de Matinhos viu sua vida mudar num piscar de olhos. Ele passou no vestibular para licenciatura em Artes na UFPR-Litoral, foi aprovado na banca para ator do Sinated (com a maior nota) e ganhou o troféu de Melhor Ator do 2º Festival de Teatro de Paranaguá. Oberdan participou do Festpar com o espetáculo “O Santo e a Porca”, junto ao Teatro Municipal de Matinhos, e novamente conquistou a crítica graças a sua perfeita interpretação. O artista que fez 18 anos em setembro vem recebendo elogios e aplausos. A pouca idade e o currículo promissor nos dão certeza que um futuro repleto de conquistas se estende a sua frente. Parabéns!

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Matinhos é premiado no Festival de Teatro de Paranaguá



O Segundo Festival de Teatro de Paranaguá - FESTPAR, promovido pela Fundação de Cultura de Paranaguá,  contou com a participação do Grupo Municipal de Teatro de Matinhos "Cena em Ação", no dia 26 de Outubro. Além deste grupo o evento ainda contou com a participação das peças: O Santo e a Porca - Grupo Municipal de Teatro de Matinhos - Matinhos; A Praça do Pensamento - Grupo de Teatro "Costa e Silva" - Paranaguá; O Homem Bom - Grupo Teatral "Mãos que falam" - Paranaguá; A Fonte Velha - Grupo Teatral "Evartes” - Paranaguá; O Sonho do Maestro - Grupo de Teatro "Francisca Pessoa Mendes"- Paranaguá; Inocência – A Julieta do Sertão - Grupo Teatral "Cena útil Produções Artísticas” - Curitiba; S.O.S Floresta - Grupo Teatral "Gabriel de Lara" - Paranaguá; Até que o lixo nos separe - Grupo Teatral de Matinhos – Matinhos; O Boi cidadão - Grupo Teatral de Matinhos – Matinhos; Reino dos Sonhos - Cia Nova de Teatro – Paranaguá; A menina e o pássaro encantado - Grupo Teatral "Nascimento Júnior ,CAIC e Francisca Pessoa Mendes" - Paranaguá. Além da participação, os grupos concorreram às categorias: A melhor sonoplastia, cenário, atriz coadjuvante, ator coadjuvante, atriz, ator, diretor e espetáculo. O Grupo Municipal foi indicado em cinco categorias entre os três melhores e, ao final, obteve duas importantes colocações: Melhor Ator para Breno Oberdan e Terceiro Melhor Espetáculo. 

Seminário Economia Criativa

Teatro de Matinhos na Semana da Cultural de Morretes


O Grupo Municipal de Teatro "Cena em Ação" de Matinhos apresentou, no dia 25 de Outubro, o espetáculo "O Santo e a Porca" (Ariano Suassuna) no Cineteatro Municipal de Morretes. A apresentação fez parte da programação da Semana Cultural, em convite feito pela UFPR Litoral, colaboradora no evento. Com a direção do Professor Igor Soares a peça arrancou muitos risos do público e foi considerada um grande sucesso encenada pelos atores: Maria Blasczyk, Vigh Moohr, Breno Oberdan, Vinicius Piccoli, Carol Vergara, Francisco Wille e Matheus Ramos.

Atores de Matinhos conquistam Registro Profissional


Os atores do Grupo Municipal de Teatro de Matinhos, formados pelos cursos de "Teatro" e "Formação de Atores" tiveram o direito legal junto ao Ministério do Trabalho de participar da banca para o Registro Profissional  sem a necessidade da análise curricular. Os cursos, ofertados pela Prefeitura Municipal de Matinhos através do Departamento de Cultura e em parceria com o Sindicato dos Artistas em Espetáculos do Litoral - SINATED, foram suficientes para que estes atores tivessem o direito de prestar a banca avaliadora realizado pelos órgãos competentes. A DRT é o registro profissional efetuado pela Delegacia Regional do Trabalho concedido aos profissionais regulamentados pela Lei 6.533/78. Os novos atores, formados e com registro profissional, são: Maria Bernadete Nareski Blasczyk, Vinicius Afonso Mohr, Breno Oberdan da Silva Alves, Vinicius Henrique Piccoli Lopes e Francisco Wille. Todos foram o orientados pelo professor Igor Soares através dos Projetos do Departamento de Cultura de Matinhos.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...