sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Departamento de Cultura consegue todas as flautas.


O Departamento de Cultura de Matinhos passou para mais uma fase na aprendizagem de musicalização em alguns projetos que estão sendo executados. Agora com a utilização de Flauta Doce junto aos alunos do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil - PETI e até com a Terceira Idade. Para isso está adquirindo os instrumentos profissionais , que leva algum tempo devido ao processo de compras. Então foi lançada uma campanha para a aquisição no formato "brinquedo" e, surpreendentemente, recebeu quase 140 Flautas. O projeto não precisou parar e os alunos estão muito entusiasmados com a sonoridade que produzem. Por isso, o Departamento, através do seu Diretor Prof. Delcio Ramos agradece a todos os que se sensibilizaram com a causa e fizeram a doação: Nina, Chicão, Prof. Ivoneide, Prof. Cláudia, Grupo Ativa Idade, Temppus, Nice, entre outros... E ao Prefeito Eduardo Antonio Dalmora pela aquisição das flautas profissionais que devem chegar nas próximas semanas. Cidadania é isso: PARTICIPAÇÃO!!

Dança Livre de Salão na Casa da Cultura


sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Matinhos participa da SEMANA NACIONAL PELA CIDADANIA E SOLIDARIEDADE‏



Na SEMANA NACIONAL PELA CIDADANIA E SOLIDARIEDADE, organizada no litoral pelo FIEP/SESI e outros parceiros, Matinhos esteve presente com três atividades acontecidas no último dia 11. No período da tarde o Grupo Cultural "Atividade Idade" assistiu ao filme "Três Irmãos de Sangue" que conta a vida de Betinho, Henfil e Chico Mário e como suas ações misturam com a história politica, social e cultural do Brasil, na segunda metade do Século XX. Eles contribuíram, cada um da sua maneira, para as principais transformações pelas quais o povo brasileiro passou nesse período.


Em seguida o mesmo grupo, que contou com mais de cinquenta pessoas, saiu pelas ruas oferecendo o abraço solidário, contagiando a todos com esse ato. No período da noite o mesmo filme foi projetado na Casa da Cultura, tendo como convidados, alunos da Rede Estadual de Ensino. 



Nova Turma de Dança de Salão



Começaram, no último dia 11, as Oficinas de Dança Livre de Salão. O grupo conta com mais de trinta matriculados e terá nos primeiros dois meses a experiência de conviver com ritmos variados como: Xote, Vaneirão, Samba, Valsa, Bolero, Merengue... Em seguida passarão a exercitar passos de dança artística para, quem sabe, compor mais pessoas no projeto do Grupo Municipal de Dança.

Inclusão Digital à Terceira Idade - Fotografia


Cada dia uma nova conquista... Novos passos na reconstrução de Matinhos. A Prefeitura Municipal de Matinhos, através do Departamento de Cultura realiza agora um projeto especial à Inclusão Digital da Terceira Idade através do uso da Máquina Fotográfica. Nesta idade o medo de não conseguir mais acompanhar a "modernidade" está presente em  grande parte das pessoas.


A grande maioria chegou quieta, pelos cantos, só "para ver como que era" e agora estampam sorrisos ao  ver que são capazes. Depois de algumas orientações do instrutor Delcio Ramos, também chefe do Departamento de Cultura, saem para campo e efetivação dos registros que posteriormente são analisados pelo grupo. Logo esteramos postando alguns resultados obtidos através de mais este trabalho.


segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Você não sabia?

No projeto que a Casa da Cultura desenvolve junto ao Programa de Erradicação do Trabalho Infantil - PETI foi iniciada a aprendizagem de  "Flauta Doce" e tem sido emocionante o quanto, os mais de cem alunos, têm se dedicado. Você não sabia? Então, para isso o Departamento de Cultura está fazendo o processo de  aquisição dos instrumentos mas isso demora um pouco. Então conta com você para participar fazendo uma doação. Estas flautas podem ser encontradas no formato "brinquedo" em qualquer loja de "multi-utilitários", por, no máximo três reais. Os que quiserem, ainda terão três fotos editadas para o seu perfil da rede social que utiliza, como agradecimento. Você  ajuda nessa? 

A flauta é essa:




quinta-feira, 11 de agosto de 2011

INCLUSÃO DIGITAL COM FOTOGRAFIAS


Na terceira idade a pessoa se torna muito limitada para muitas coisas que envolvem a sociedade, e o avanço da tecnologia trouxe uma nova era, cheias de facilidades e promovendo para todos a vida moderna, e para quem acha que sua avó não pode navegar pela web mude seu conceito, em algumas comunidades aulas voltadas especialmente para idosos que procuram se atualizar e saber todas novidades que o mundo digital nos oferece. Pensando nisso o Departamento de Cultura criou a "Inclusão Digital para a Terceira Idade com Fotografias". O objetivo é incluir os idosos ao meio em que vivemos para que eles não fiquem “parados no tempo” e que estimulem o cérebro mantendo a memória saudável e  criando novos objetivos e conhecimentos, faz bem para a saúde e aumenta a auto-estima, abrindo muitas portas para o novo século. As aulas acontecem todas as Quartas-Feiras, das 14h00m às 16h00m, e são ministradas pelo Professor Delcio Ramos.

PETI TEM AULAS DE FLAUTA DOCE


O Departamento de Cultura atende, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social, os alunos do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil - PETI com Educação Musical. Na última semana estes alunos foram à prática inciando a experiência de tocar um instrumento musical. Foi emocionante vê-los executando as primeiras notas com dedicação e entusiasmo. As aulas estão sendo executadas por Lucas Vieira, também regente da Fanfarra Municipal de Matinhos - FAMMA e da Fanfarra Águias da Renovação, do Instituto Dalmora. A sociedade também pode se fazer presente neste projeto doando ainda mais flautas doces, que podem ser encontradas em qualquer loja de brinquedos por valores bem acessíveis. Até o final do ano o Departamento prevê uma pequena apresentação para  evidenciar os resultados do trabalho e do quanto a atual administração tem feito para o bem estar, formação e melhoria da qualidade de vida dos moradores de Matinhos. 

FOTOGENIA E PASSARELA


A nova turma de fotogenia e passarela da Prefeitura Municipal de Matinhos também já iniciou suas atividades. São 16 alunos que participam das oficinas todas as Segundas-Feiras, das 18h00m às 20h00 na Casa da Cultura. Além das aulas práticas recebem orientações voltadas à postura, etiqueta, comportamento, moda e mercado de trabalho. Sao orientados pelo Professor Delcio Ramos, também chefe do Departamento de Cultura. 

TRÊS IRMÃOS DE SANGUE

Será hoje, na Casa da Cultura de Matinhos, a projeção do filme "TRÊS IRMÃOS DE SANGUE" em participação a Semana Nacional pela Cidadania e Solidariedade. Serão duas sessões, sendo uma às 15h00m em TV e às 20h00m em projeção. Este filme conta a vida dos irmãos Betinho, Henfil e Chico Mário, mostrando como seus atos se envolveram com a história cultural, política e social do Brasil na 2ª metade do século XX. 

Veja o trailer: 


terça-feira, 9 de agosto de 2011

MAIS UMA TURMA DE VIOLÃO


A "Casa da Cultura" iniciou hoje mais uma turma de iniciação em Violão. Mais de 20 alunos foram inscritos e recebem orientação das voluntárias Letícia Ramos e Ana Paula, também musicistas e componentes da Banda Isa Duff, de Matinhos. Já são mais de 100 alunos atendidos agora só nesta habilidade.


 "O que queremos é fazer com que as pessoas experimentem a arte e façam dela um objetivo de vida. A arte transforma, edifica, faz externar emoções e sentimentos, além da possibilidade de profissionalização" - Diz o Chefe do Departamento de Cultura e Diretor da Casa, Prof. Delcio Ramos


PROJOVEM EXPERIMENTA ATIVIDADES ARTÍSTICAS


Os alunos do Programa ProJovem de Inclusão Social, coordenados pelo CRAS Albatroz, iniciam agora atividades artísticas proporcionadas pelo Professor Delcio Ramos, também Chefe do Departamento de Cultura. No último dia 09, além de apresentações formuladas por eles mesmos, tiveram aulas de modelagem e postura. Durante todo o mês de agosto essas atividades serão constantes com o objetivo de vencer a timidez e exercitar a comunicação verbal e visual. Os alunos se mostram empolgados em procurar novas formas de se apresentar e se dedicam cada dia mais. 

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Alunos da APAE visitam a Casa da Cultura


Atividade física, inclusão social, passeio, conhecimento... Foram alguns dos importantes objetivos que levaram, no último dia 03, as professoras da Escola Bem Me Quer, Tahiane e Lilian e os atendentes Emanuel e Alcieli a fazer, junto aos alunos, uma visita à Casa da Cultura de Matinhos, mais especificadamente ao Salão de Artesanatos. Mais do que simplesmente proporcionar a natural relação entre as diferenças, estes alunos é que nos ensinam que a diferença está realmente dentro de cada um. Eles nos mostram que o respeito, a alegria e, principalmente a felicidade depende simplesmente da forma como olhamos e vivemos a vida. Parabéns aos professores, atendentes e a diretora Zulmira pela iniciativa.


terça-feira, 2 de agosto de 2011

Semana do Aleitamento Materno


Na "Semana Mundial do Aleitamento Materno"a Secretaria Municipal de Saúde realizou, na Casa da Cultura, uma palestra às gestantes e mães que estão amamentando (até 6 meses), além de outros convidados e os alunos do Programa ProJovem, da Secretaria Municipal de Assistência Social. As palestras foram ministradas pelo Dr. Bettega (Obstetra), Dra Lúcia (Pediatra), Dra. Maria José (Saúde da Família) e Dra. Jéssia (Fonoaudióloga). Todos com temas voltados à importância do Aleitamento Materno. O evento aconteceu no último dia 02 e contou com a participação de mais de 100 pessoas, que puderam receber excelentes informações e verificar, efetivamente, que Matinhos está sendo reconstruída. 


Por que amamentar?

O leite materno é o melhor e mais completo alimento para o bebê. Além disso, ele fortalece o sistema imunológico da criança, protegendo-a contra muitas doenças.

Recomenda-se que até o sexto mês de vida, o bebê seja alimentado exclusivamente de leite materno. Após este período, a amamentação deverá ser complementada por outros alimentos.

A amamentação traz muitos benefícios não só para o bebê como também para a mãe. Os principais benefícios para a mãe são: redução mais rápida de peso após o parto, melhor recuperação do tamanho normal do útero, diminuição do risco de hemorragia e anemia após o parto, redução do risco de doenças como o diabetes e o câncer de mama.

A amamentação é um momento exclusivo entre mãe e filho, por isso, é sempre bom que ocorra de uma forma tranqüila e prazerosa. Abaixo, seguem algumas dicas que contribuem com este processo:

- Como nos primeiros meses o bebê não tem um horário para mamar, amamente-o sempre que ele pedir.
- Antes de amamentar, lave bem as mãos.
- Respeite o ritmo de mamar de seu bebê, deixe-o mamar até que fique satisfeito.
- Deixe que primeiro ele esvazie bem uma mama, para só depois oferecer a outra, isto se ele quiser.
- O leite do fim da mamada é mais rico em gordura, sendo assim, satisfaz mais o bebê e o ajuda a ganhar mais peso.
- Comece sempre a amamentar com aquela mama que terminou a última mamada, pois assim o bebê poderá esvaziar bem as duas mamas, o que é importante para que a mãe tenha bastante leite.

Algumas vezes ocorrem dificuldades na amamentação, como, por exemplo, rachaduras no bico do seio, isto ocorre quando a criança não está pegando bem o peito da mãe, por isso, é importante corrigir a pega do bebê sempre que esta estiver errada.

Sempre que o seio estiver muito cheio a ponto de dificultar a amamentação, é importante que se retire um pouco de leite antes, com esta ajuda, o bebê mamará melhor. Caso não haja melhora, é recomendável procurar ajuda num serviço de saúde.

Outras dificuldades como seios empedrados e pouca quantidade de leite também podem ocorrer.

No primeiro caso, a mãe deve esvaziar bem os seios e não deixar de amamentar, deve, inclusive, aumentar a freqüência das mamadas, amamentando também à noite. É aconselhável que tire um pouco de leite antes de dar de mamar, pois isto ajuda a amolecer a mama e facilitar a pegada do bebê.

Com relação a pouca quantidade de leite, é aconselhável que a mãe amamente com freqüência, deixando o bebê esvaziar bem o peito durante a mamada.

O leite materno é forte e muito bom. Funciona como uma verdadeira vacina, prevenindo a criança de muitas doenças. Sua cor pode variar, mas ele nunca é fraco.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...