quinta-feira, 16 de setembro de 2010

MUSICALIZAÇÃO NO PETI


A Prefeitura de Matinhos, através da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura passam a atender as crianças e adolescentes incluídos no PETI, Programa para Prevenção e Eliminação da Exploração do Trabalho Infantil criado pela Resolução do Conselho de Ministros nº 37/2004 de 20 de Março sucede ao Plano para Eliminação da Exploração do Trabalho Infantil (PEETI) como uma estrutura de projecto a funcionar na dependência do Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social, e desenvolve, entre outras medidas, o Programa de Integrado de Educação e Formação – PIEF (despacho conjunto n.º 948/2003).

Na sua origem, o PEETI foi criado pela Resolução do Conselho de Ministros 75/98 de 2 de Julho, na sequência da extinção da Comissão Nacional de Combate ao Trabalho Infantil. Quando, em Fevereiro de 1999, o PEETI entregou à tutela um relatório sobre o estado da arte, aprovado por unanimidade pelo Conselho Nacional de Combate à Exploração do Trabalho Infantil (CNCETI), dando assim cumprimento ao estabelecido no ponto 2 alínea a) da referida resolução, estava iniciado um processo irreversível e sistemático de estudo e combate à problemática do trabalho infantil por toda a sociedade civil, já que no Conselho têm assento todos os parceiros sociais.

Este Plano, que viu posteriormente alargado o seu horizonte temporal até Dezembro de 2003 pela Resolução de Conselho de Ministros 1/2000 de 13 de Janeiro, teve como objectivos prioritários a remediação de situações de trabalho infantil, incluindo as formas intoleráveis de exploração de menores (Convenção 182 da OIT) e a remediação do abandono escolar precoce e, consequentemente, a inserção também precoce no mundo do trabalho.

A estes objectivos acresce, com a criação do PETI, o reforço da componente preventiva da política de combate à exploração do trabalho infantil, conforme decorre da leitura do seu suporte jurídico.


As atividades acontecem todas as Sextas-Feiras na Casa da Cultura de Matinhos, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social.

MEUS OLHARES (Delcio Ramos)

Música, dança, fotografia... A arte só pode ser "coisa de sangue, ou de dom..." Não sei! Só percebo que a inquietude em externar o que mexe na alma me faz procurar formas de registrar o que me emociona... Aqui mostro alguns dos meus registros fotográficos que atualmente tem recebido comentários positivos até mesmo de grandes fotógrafos num site europeu dedicado a esta arte. Com sua licença, alguns dos meus olhares:

MUSICISTAS VISITAM ALUNOS DE VIOLÃO


Com o objetivo de promover a motivação aos alunos de Violão Básico da Casa da Cultura, o Departamento contou com a participação de duas grandes profissionais da arte musical de Matinhos: Letícia Ramos e Nina Schimborski. As duas fazem parte da Banda Isa Duff, que vem se destacando com shows em todo o litoral do Paraná. Além se responderem aos questionamentos feitos pelos alunos do curso, as musicistas deram um fantástica demonstração de ritmos e estilos musicais. O evento aconteceu no última dia 14 com a coordenação do Diretor de Cultura, Delcio Ramos.

Cursos da Cultura para Outubro de Novembro



O Departamento de Cultura está divulgando os cursos e oficinas que acontecerão nos meses de Outubro e Novembro na Casa da Cultura de Matinhos, já com inscrições abertas. No momento já está disponível:

- Oficina de Confecção de Bonecas de Pano
- Oficina de Confecção de Chinelos Bordados
- Oficina de Artesanato com Papel Machê
- Oficina de Pintura em Panos de Prato com Giz de Cera
- Oficina de Montagem de Bijouterias
- Grupo de Conversação em Inglês
- Grupo de Conversação em Espanhol
- Curso de Etiqueta Social e Postura Profissional

A Casa da Cultura está situada na Rua Albano Muller, no prédio do antigo Fórum do Litoral com atendimento das 9:00 às 12:00 e das 14:00 às 21:30 Horas. O telefone para outras informações é: (41) 3971-6259.

CURSO DE ETIQUETA SOCIAL E POSTURA PROFISSIONAL


O Departamento de Cultura oferece mais uma opção de curso à população. Desta vez o assunto é "Etiqueta Social e Postura Profissional", aplicado pela modelo internacional Renata Orrico e pelo diretor de cutura, Delcio Ramos, também com especialização em relação interpessoal no trabalho. A primeira turma já teve início nas atividades e vai até a última semana se Setembro tendo, na sequência, um novo grupo para os meses de outubro e novembro. Aos que se interessarem, a Casa da Cultura já está com as inscrições abertas e mais informações poderão ser dadas pelo fone (41) 3971-6259.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...