sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

EXPOSIÇÃO DE BRUNO PICCOLI


"O pescador é homem do mar. É sujeito de vida simples e cultura popular. Apesca acontece antes do sol nascer, quando os pescadores já estão prontos para embarcar e fazer o recolhimento das redes. O peixe é retirado, limpo e armazenado. Então a rede é posta ao mar para que no dia seguinte seja feita novamente sua retirada. A comunidadeaguarda o retorno das canoas na praia. Os barcos são rebocados e é feita a pesagem dos peixes e sua distribuição. Neste cenário é comum ver as crianças auxiliando os pescadores, retirando os barcos, carregando e limpando os peixes para que depois sejam recompensados com alguns filés e um púnhado de camarão"
Esta foi a temática escolhida pelo fotógrafo Bruno Piccoli, natural de Curitiba e que viveu eté os 18 anos em Matinhos, onde mora sua família. Jornalista de formação tem se dedicado à fotografia documental entre outras ativiudades da área.Sua exposição está disponível na Tenda da Consciência do Programa Ação Verão 2010, em Caiobá.

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Programa de Atividades do Departamento de Cultura


O Departamento de Cultura já está finalizando o planejamento de ações para 2010. Durante o mês de Fevereiro será feito um trabalho de divulgação e inscrição nas atividades propostas. Estão aqui algumas das possibilidades que estarão dísponíveis aos artistas, artesãos e comunidade em geral:

Oficinas de Artesanato (1º Semestre):
- Decoração com conchas
- Reutilização de Recursos Naturais
- Peças com fibra de bananeira

Oficinas de Artes Manuais (1º Semestre):
- Pintura em Tecido
- Crochê
- Revestimento de caixas decorativas
- Tricô
- EVA

Ofininas de Artes Plásticas (1º Semestre):
- Pintura em Tela
- Reutilização de Cascas de Coqueiro

Oficinas de Música:- Violão Básico

Curso de Artes Cênicas:- Teatro (continuação)
- Teatro de Bonecos

Grupos Específicos:- Coral Municipal
- Terceira Idade
- Coral Infantil
- Grupo de danças populares
- Yoga
- Grupo de Teatro
- Grupo de discussão "Fala Sério"
- Roda de Capoeira

Eventos:- Feira de Inverno
- Feira de Verão
- Festival de Filmes
- Festival da Música
- Jantar Mensal de Comidas Típicas
- Semana Cultural de Junho
- Semana Cultural de Novembro
- Exposições (Artes Plásticas)
- Encontro de Integração da Capoeira
- Encontro de Corais
- Festival de Teatro
- Conscurso de Fotografia

É importante lembrar que pode haver alterações conforme procura e participação dos interessados ou dispinibilização de profissionais específicos para o atendimento.

UM PASSEIO NO SALÃO DE ARTES DA CASA DA CULTURA

NOVAS ATIVIDADES NO "AÇÃO VERÃO 2010"

O Programa "Ação Verão 2010" agora conta com novas atividades, em resultado da parceria com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente. Além dos agentes contratados e treinados para o atendimento na Tenda da Consciência e Casa da Cultura, o banhista também conta agora com a reverência e atuação de um grupo profissional de teatro que faz dos personagens Celina, a sereia, e Zé Marisco, o pescador, agentes sensibilizadores sobre as questões tratadas nas tendas, principalmente meio ambiente. Ainda esta semana será fixada uma exposição do fotógrafo matinhense Bruno Piccoli que retratou o cenário pesqueiro de Matinhos. As tendas estão localizadas na praia de Caiobá, em frente à Farmácia Atlântica (Rua da UFPR).

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Programa AÇÃO VERÃO 2010

Quem visita ou mora nas praias de Matinhos e Caiobá pode utilizar dos serviços prestados nas tendas da Prefeitura Municipal, num projeto da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura. O projeto multidisciplinar enfoca de forma teórico-prático problemáticas e reflexões acerca da Qualidade de Vida e Saúde, Meio Ambiente e Educação Ambiental e Valorização da Cultura Matinhense. Estes espaços também proporcionam local para que os artistas da cidade possam mostrar o valor do cidadão matinhense. O importante nesta ação é poder sensibilizar a todos que o Municípío pode, com o apoio de parceiros, desenvolver atividades de lazer e entretenimento, sem parar de pensar na saúde destes. São três espaços com atividades específicas: Tenda do Amor, que dá informações sobre saúde e bem estar, além de prestar o serviço de medição de pressão arterial e sensibilizar sobre a necessidade da prevenção de doenças sexualmente transmissíveis.
A segunda é a Tenda da Qualidade de Vida, especificamente voltada às atividades físicas como futebol, voleibol e até aulas de surf com instrutores esspecializados. Na terceira, a Tenda da Consciência, a preocupação é com o Meio Ambiente e Cultura. Informações como "Poluição Sonora", "Coleta Responsável de Resíduos", "Preservação da Restinga" e "Responsabilidade Ambiental" podem ser encontradas nesta tenda, que também conta com a participação de artistas e artesãos locais. No artesanato está sendo evidenciado trabalhos com o aproveitamento de materias naturais como conchas, cascas de coqueiros, escamas de peixe e fibras de bananeira. Os artistas de Matinhos também estão utilizando o espaço para mostrar seus talentos e evidenciar a cultura da cidade. Cantor Raí Santos. O projeto ficará à disposição até o fim da temporada e as tendas estão localizadas na areia de Caiobá, bem em frente à Farmácia Atlântica.Prefeito Eduardo Antonio Dalmora dando entrevista à TV Educativa nas Tendas do Programa Ação Verão 2010

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

TV Educativa na Casa da Cultura

A TV Educativa, do Governo do Estado do Paraná, esteve presente na Casa da Cultura de Matinhos para uma matéria sobre os trabalhos desenvolvidos no local. Alguns artistas e artesãos doram entrevistados demonstrando seus contentamentos com os benefícos que a Casa tem trazido aos trabalhadores da arte. Durante o período de temporada as atividades estão voltadas à atenção dos veranistas que visitam os espaços específicos de artes plásticas e artesanato, além de projeção de filmes culturais, prática de Yoga e ensaios abertos do Coral Municipal.Artesã Dircéa Oliveira dando entravista à TV Educativa
Artista Plástico Rafael Neckel em entrevista à TV Educativa
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...