domingo, 27 de dezembro de 2009

"O Preço da Paz"


Com início no dia 08 de Janeiro, todas as Sextas-Feiras às 20:30 Horas, a Casa da Cultura passará um filme devidamente autorizado ao público em geral. Para a abertura do Projeto, o primeiro longa metragem a ser exibido será "O Preço da Paz".

O preço da paz é um filme brasileiro de 2003, do gênero drama, dirigido por Paulo Morelli e com roteiro de Walter Negrão baseado no livro de Túlio Vargas.
A produção retrata um dos momentos mais importantes da história do Brasil, a Revolução Federalista e as suas consequências quando em terras paranaenses, principalmente na capital, Curitiba.

Sinopse:
Um golpe do presidente Floriano Peixoto fecha e logo em seguida reabre o Congresso Nacional, para colocar "a mesa" de decisões um grupo de correligionários que rezavam pela sua cartilha. No sul do país, inconformados, os idealistas revolucionários Maragatos se insurgem e avançam para o Rio de Janeiro. O intuito: se juntar às tropas do Almirante Saldanha e assim deporem o presidente. É em Curitiba que o filme se desenvolve, quando da chegada das tropas revoltosas comandado por Gumercindo Saraiva na capital paranaense e das negociações do Barão do Serro Azul com os gaúchos para evitar os saques à cidade. O filme trás a angústia do então representante da Junta Governativa de Curitiba, o Barão, e seus últimos dia de vida.

Vale lembrar que este filme é censurado para menores de 14 anos. Então será necessária a apresentação de documentos na entrada do Salão de Artes.

Biblioteca Cidadã na Areia


Inspirado no projeto maior da Secretaria de Estado da Cultura do Paraná Bibliotecas Cidadãs – que já estão instaladas e em funcionamento em vários municípios do Estado, a Secretaria da Cultura, durante o período do programa Viva o Verão de 2010, estará trazendo de volta o projeto “Bibliotecas Cidadãs na Areia” para atender aos turistas da temporada do verão e a população local do litoral paranaense. A Biblioteca na Areia será instalada para curta duração, de 04 de Janeiro a 21 de fevereiro, em quatro praias do Paraná: Ilha dos Valadares (Paranaguá), Balneário Ipanema (Pontal do Paraná), Praia de Caiobá (Matinhos) e Guaratuba.
Montada dentro de uma tenda de lona de 100 m², estará equipada com um acervo de mais de mil livros, que abrangerão quase todas as áreas da literatura, do romance às revistas semanais; computador, TV com DVD, mesas, cadeiras, enfim, tudo que se faz necessário para o bom atendimento ao público. Este atendimento será feito por pessoas selecionadas no próprio município e que receberão treinamento especial.
A Biblioteca na Areia de Caiobá funcionará na Av. Atlântica, 1910.

Fonte: Site da Secretaria do Estado de Cultura

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Confraternização do Coral Municipal

O Coral Municipal de Matinhos encerra o ano com uma harmoniosa confraternização entre seus integrantes. No jantar o regente, Delcio Ramos, agradeceu o empenho de todos nas 26 apresentações realizadas em 2009 e espera contar com todos nos projetos em 2010, destacando a importância da união e entusiasmo em todos os momentos. Ainda se evidenciou o apoio do Prefeito Eduardo Dalmora e do Secretário Municipal Eduardo Fofonca nos trabalhos do grupo. O Coral ainda fará seu auto de Natal no próximo dia 19 na Casa da Cultura e em janeiro atenderá os projetos de temporada da Prefeitura. Também já fizeram suas confraternizações de fim de ano o Grupo de Teatro, Grupos de Yoga, Alunos de Inglês e Alunos das Oficinas de Artesanato. Com o tradicional "Amigo Secreto" todos experimentaram momentos de verdadeira fraternidade, além da descontração que tomou conta de todos.

O Coral Municipal de Matinhos deseja a todos um Natal abençoado por Deus e um Ano Novo repleto de realizações!!!

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Festa da Família da UFPR Litoral

A UFPR Litoral encerrou o projeto que proporcionava algumas oficinas na Casa da Cultura. Ainda assim, devido ao sucesso na procura pelo aprendizado, os instrutores continuarão prestando voluntariado à Casa. A Festa da Família aconteceu em frente ao espaço da Prefeitura Municipal de Matinhos dedicado especialmente à Cultura, com apresentações artísticas, jogos, brincadeiras e muita descontração. De forma especial os alunos agradecem pela dedicação da instrutoras e de todo o pessoal comprometido com o projeto.

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Mais um depoimento...

Natal na Praça


Após vários cancelamentos da Festa de chegada do Papai Noel devido ao mau tempo, ontem, domingo, tivemos uma noite maravilhosa e a chegada do Papai Noel aconteceu em alto estilo com as apresentações do Coral Municipal e Santo Agostinho atraindo quase 10 mil pessoas para Praça Central de Matinhos.
As crianças ficaram maravilhadas com a entrada triunfante do Papai Noel que, em seguida, atendeu uma a uma. Foram varias horas abraçando, beijando e tirando fotos com as crianças. E as festividades Natalinas não param, durante toda esta semana vamos ter todas as noites apresentações com alunos das escolas municipais sempre após a missa as 20:30 horas. O Prefeito Eduardo Dalmora e a 1º Dama Sr Eunice Viganó Dalmora agradecem de coração a todas as pessoas que participaram e contribuíram para o sucesso desta grande festa.


Fonte: http://www.matinhoscaioba.blogspot.com/

sábado, 5 de dezembro de 2009

Algumas atividades do Departamento de Cultura:

Apresentação do Coral Municipal em vários eventos

Disponibiçização de mais de mil novos títulos na Biblioteca Muicipal

Realização de Mutirões na Biblioteca Minicipal e Casa da Cultura

Disponibilização de mais espaços para exposições durante o período de temporada

Encerramento das atividades anuais de Oficinas e Cursos

Decoração Natalina na Casa da Cultura

Parceria com outros artistas plásticos na aplicação de oficinas

Reformulação do Espaço Interno do Salão de Artesanatos para o formato Exposição

Reformulação do Espaço Interno do Salão de Artes da Casa da Cultura

Curso de Teatro pelo Governo Federal e Secretaria do Estado da Cultura
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...