terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

A ORIGEM DA CAIOBANDA


A Caiobanda, teve início há mais de  35 anos. Os foliões, que participavam do Baile Infantil de Carnaval no Iate Clube, saíam do salão e se deslocavam até a praça de Caiobá, arrastando a quem encontravam para a grande folia. Ritmados pela empolgante banda que entoava as inesquecíveis marchinhas, as famílias permaneciam ali na praça por horas, esbanjando alegria e mostrando suas fantasias. Era muito comum as famílias ou grupos confeccionarem o seu abaddá ou fantasia e irem juntas festejar o carnaval de Caiobá.  Com o passar do tempo a Caiobanda tomou novas proporções e já começava a atrair blocos, grupos de fantasias e foliões de vários outros lugares, resultando na sua adequação ao trio elétrico e mudança para o calçadão entre Matinhos e Caiobá, gerando também a Matimbanda. Hoje reúne milhares de pessoas que lotam as ruas e calçadas nos embalos dos trios elétricos e suas bandas. 


terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

CARNAVAL 2017 - MATINHOS E CAIOBÁ


HOMENS DO MAR - HOMENAGEM AOS QUE SE FORAM...

Homens que começam a trabalhar antes mesmo do galo cantar, 
Enfrentam o frio o cansaço, a dor, tempestades, tormentas e dificuldades que só aqueles que vivem do mar podem explicar. 
Homens que buscam o sustento de suas famílias na imensidão azul, 
Largam suas redes muitas vezes pouco trazem, mas mesmo com todas as dificuldades sempre carregam um sorriso nos rostos cansados.
História bonita não é? Mas agora vem a parte triste.
Homens do Mar, estes que muitas vezes saem mas não retornam, 
Vão buscar o sustento mas são surpreendidos com as peças que a vida prega, 
São tragados por aquele que os dá o sustento.

O mar dá, mas também tira, tira a vida de homens batalhadores e guerreiros, muitas vezes um preço alto a pagar, uma vida por um punhado de peixes. 
Justo ou não, quem somos nós para julgar?
 Para nós resta apenas a saudade, as lembranças e o vazio.

Uma homenagem à:
Leandro Rocha Gonçalves Machado, Pablo Luiz do Rosário e a todos os homens do mar que por vontade de Deus se foram, mas nunca serão esquecidos, pois se tornaram verdadeiras lendas...

Autor: Osmar Conde Machado Filho (Pescador e Primo).

CURSOS E OFICINAS PARA O 1º SEMESTRE DE 2017











DEPARTAMENTO DE CULTURA DISPONIBILIZA SALA DE LEITURA AOS TURISTAS


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...