segunda-feira, 31 de outubro de 2016

ENCONTRO DE FAMÍLIAS EM MATINHOS


Tem sido cada vez mais frequente a realização de Encontros de Famílias tradicionais de Matinhos. Este evento objetiva a confraternização, apresentação de novos membros, resgate das tradições, preservação da memória e, principalmente a aproximação fraterna de seus membros. Em Janeiro de 2016 a família Ramos, descentes de Manoel e Angelina Ramos realizaram seu encontro e agora em Outubro a família Viana, descendentes de Laudomiro e Antonia Viana também fizeram seu encontro. Uma iniciativa que só traz alegria aos que participam. Por coincidência o Sr. Manoel (Nezinho) da família Ramos e a D. Antonia da família Viana eram irmãos e, pelo visto, deixaram este espírito de união como herança. Com base nestas iniciativas e em outras que o Departamento de Cultura não teve conhecimento, as famílias que tiverem interesse poderão contar com a equipe da Cultura consultorias e até apoio, no que for possível, aos encontros. É só procurar o Departamento na Rua Alabno Muller, 111 - Centro de Matinhos. Parabéns às famílias Ramos e Viana pela iniciativa!!


terça-feira, 25 de outubro de 2016

PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL PARTICIPAM DE PALESTRA NA CULTURA


No último dia 24 de Outubro, a pedido da direção dos CMEIs "Reino da Alegria" e "Trem da Alegria", ambos localizados no Centro de Matinhos foi realizada uma palestra sobre a "Importância da Musicalização" na Educação Infantil. A palestra foi realizada pelo Professor Delcio Ramos, também diretor do Departamento de Cultura. Além da palestra os participantes farão um planejamento para aplicação prática que será acompanhada nos próprios Centros pelo palestrante. Participaram do evento dezesseis profissionais que atuam na Educação Infantil em Matinhos.

quinta-feira, 20 de outubro de 2016

DEPARTAMENTO DE CULTURA PROMOVE CONSTANTES ATUALIZAÇÕES AOS ARTESÃOS


O Departamento de Cultura realizou mais uma reunião com todos os artesãos do Salão de Artesanato da Casa da Cultura visando otimizar a qualidade das peças e atendimento ao público, além de estimular uma relação interpessoal ainda mais eficiente para o melhor desempenho do Salão de Artesanato da Casa da Cultura de Matinhos. Atualmente o Salão conta com a exposição de trinta artesãos divididos nas categorias artesanato e arte manual. Estes mesmos artesãos se voluntariam em escalas para atendimento da exposição e comercialização dos trabalhos, numa organização que atende a um regimento interno criado pelo Departamento de Cultura juntamente com os próprios artesãos. Esta última reunião, com a necessidade de atingir cem por cento do grupo, foi feita no início de cada turno de trabalho, orientada pelo atual Diretor do Departamento de Cultura, Professor Delcio Ramos, entre 10 e 20 de Outubro.

terça-feira, 18 de outubro de 2016

ARMAZÉM DO S. JONAS: UM DOS PRIMEIROS COMÉRCIOS DE MATINHOS



Um dos primeiros comércios de Matinhos foi o Armazém do S. Jonas. Localizava-se na atual Rua Albano Muller, onde hoje se encontra a Mercado Móveis, em frente ao Banco do Brasil. Jonas Faustino da Silva era natural de Matinhos e casado com Antonia Ferreira da Silva (filha de Manoel Ferreira Gomes e Maria Phaiffer Ferreira Gomes), também de Matinhos, quando não passava apenas de uma "vila de pescadores" e da prainha para poucos banhistas. No mesmo local onde vendia suprimentos básicos para os moradores também residia e criava seus sete filhos: Máximo, João, Bertilha, Maria (Lila), Ilarina (Lalá), Neuzina (Nelza), Alexandrina (Cocó) e Tereza, professora que deu o nome ao Colégio Estadual Tereza da Silva Ramos. 


Lembram seus descendentes que sua casa era pra todos pois tratava a quem quer que viesse com muita gentileza.   Até mesmo alguns dos filhos que casavam ficavam morando por um tempo em sua casa e ali nasceram alguns de seus netos, isso na década de 40. Faleceu aproximadamente no ano de 1951 com um pouco mais de 60 anos, mas deixou um grande legado para Matinhos: seus descendentes. Muitos deles continuam morando em Matinhos e atuam em várias áreas profissionais, contribuindo para o desenvolvimento em diversos setores de nossa cidade. 


CASA DA CULTURA OFERECE "CURSOS DE IDIOMAS" GRATUITOS À POPULAÇÃO


A Casa da Cultura de Matinhos, coordenada pelo Departamento de Cultura da Prefeitura Municipal, além de disponibilizar vários cursos voltados à arte e artesanato, também mantém três cursos de idiomas disponibilizados gratuitamente à população: Italiano, Francês e Espanhol. Estes cursos são aplicados pelos funcionários Felipe Canetti, Jussara Mendes e pela voluntária Vera Lúcia Schimborski. São ministrados para grupos e por isso possui carga horário e periodicidade específica. Os atuais alunos de idiomas da Casa da Cultura de Matinhos terão aulas até o final de Novembro de 2016. Para novas vagas, a Casa disponibilizará inscrições em Fevereiro de 2017, podendo haver outros idiomas. 


quinta-feira, 13 de outubro de 2016

VOCÊ JÁ COMEU "TUCUM"?


Tucum  é o nome de uma palmeira  encontrada em todo o território brasileiro, cujas folhas, frutos e sementes são amplamente utilizados por diferentes populações tradicionais. Com a fibra extraída das folhas se faz uma linha forte e resistente, com a qual se tecem belas redes. Em Matinhos esta planta é muito comum e era consumida pelos moradores de duas formas: a parte externa ainda verde, com um azedo bem peculiar e a polpa na parte interna da semente que tem o sabor do tradicional de coco. Mesmo com tantos espinhos em seu caule, folhas e "cachopa" as pessoas se aventuravam em busca desse fruto para saboreá-lo. Atualmente sua extração é menos comum e protegida por leis ambientais em áreas de preservação. 

sexta-feira, 7 de outubro de 2016

SALÃO DE ARTESANATO DA CASA DA CULTURA BENEFICIA MAIS DE 30 ARTESÃOS


O Salão de Artesanato da Casa da Cultura de Matinhos foi uma reformulação no antigo prédio do Fórum que, depois de passar para Fórum do Artesanato, passou a sediar o Departamento de Cultura e a Casa da Cultura de Matinhos, a partir de Junho de 2009. Após a fundação da Casa o espaço foi dividido entre Salão de Artesanato, Salão de Artes, Departamento de Cultura e Salas de Aprendizagem, atendendo vários projetos artísticos e culturais em benefício da população. Atualmente são mais de trinta artesãos que expõem e comercializam seus trabalhos, além da Feira de Artes e Artesanatos que acontece todos os Sábados no calçadão central e que atende mais dezesseis artesãos, dando notoriedade aos trabalhos e gerando renda. Todos estes artesãos também passam por constantes treinamentos e orientações oferecidos pelo Departamento de Cultura. O Salão de Artesanato é dividido entre Artesanato Local e Artes Manuais e está localizado na Rua Albano Muller, 111, no calçadão central. Seu "layout" foi todo reformulado, facilitando o acesso dos visitantes, melhorando os espaços para cada artesão e otimizando o processo de controle de qualidade de cada peça que entra para ser exposta no espaço. Seu horário de funcionamento é de Segunda à Sábado das 9:00 às 18:00 Horas, e na temporada abre todos os dias das 09:00 às 20:00 Horas. Como gestor o espaço conta com o trabalho do Prof. Delcio Ramos, também Diretor da Casa da Cultura e do Departamento de Cultura de Matinhos.












quinta-feira, 6 de outubro de 2016

CASA DA CULTURA PROMOVE "QUALIDADE DE VIDA" COM YOGA


O Yoga alia benefícios físicos e qualidade de vida por meio de exercícios antiestressse que refletem o bom funcionamento de todo o organismo. Segundo a filosofia, os exercícios posturais são métodos para integrar a alma, o mundo exterior e o Universo. Trata-se de uma prática completa de desenvolvimento integral do ser humano: corpo, energia, emoções, pensamentos e intuição.Os benefícios do Yoga são consequências de toda transformação espiritual e do funcionamento adequado dos órgãos, conquistados pelos movimentos feitos em aula e de hábitos saudáveis como cuidar da mente, estar sempre bem alimentado, beber água e dormir bem. O Yoga promove energia e, ao mesmo tempo, relaxamento. Depois de uma prática com exercícios de respiração, o aluno se sente mais disposto, adquire mais força de vontade e determinação para executar suas tarefas do dia a dia. A prática promete ainda diminuir os níveis de colesterol,melhorar problemas respiratórios e controlar  a pressão arterial. Fisicamente, o Yoga pode fortalecer os músculos e torná-los ainda mais flexíveis. O corpo fica mais alongado e tonificado. Através das posturas de Yoga, vários órgãos internos e glândulas endócrinas são trabalhados, melhorando a saúde e resistência em geral. Muitas posturas trabalham ainda a circulação sanguínea. Para quem sofre com problemas de ansiedade, insônia e depressão, o Yoga pode servir como calmante. Um dos benefícios mais fascinantes é o entendimento das nossas emoções. O Yoga combate o stress, ansiedade e sintomas causados pela competitividade e cobrança da vida moderna. Por meio da concentração em cada movimento executado, o objetivo é que se atinja o auge da meditação, ou seja, a plenitude e a serenidade de todas as áreas do corpo e mente.


Por que praticar Yoga?

- Melhora a qualidade de vida, promovendo bem-estar, serenidade e paz interior.
- Proporciona equilíbrio emocional.
- Melhora problemas de insônia e depressão.
- Estimula a circulação sanguínea.
- Diminui dores nas costas.
- Melhora a postura e o fortalecimento muscular.
- Energiza corpo e mente.
- Fortalece o organismo, tendo a saúde como foco principal.
- Não tem contra-indicações.


Na Casa de Cultura de Matinhos o Yoga é praticado todas as Terças e Quintas às 9:00 Horas e conta com a orientação da voluntária e especialista em Yoga, Maria Lúcia Barbosa.

quarta-feira, 5 de outubro de 2016

MATINHOS ESCOLHE SEUS NOVOS REPRESENTANTES


No último dia 02 de Outubro aconteceu a eleição municipal para a escolha dos representantes de Matinhos nos poderes executivo e legislativo para o período de 2017 à 2020. A zona eleitoral de Matinhos possui quase 30 mil eleitores e teve um pouco mais de 20 mil votos válidos divididos entre 12 candidatos ao executivo, entre efetivos e vices,  e quase 130 candidatos à Câmara Municipal. A partir do dia 02 de Janeiro Matinhos terá os seguintes representantes, escolhidos pela maioria dos eleitores:

Prefeito:
Sr. Ruy Hauer Reichert (Ruy Hauer)

Vice Prefeita:
Sra. Denise Hizuro Iwamura (Dra. Denise)

O prefeito eleito e sua vice obtiveram 53,92% dos votos válidos.

Vereadores:
Sr. Sandro Moacir Braga (Sando do Gás)
Sr. Márcio Fabiano Mesquita Duarte (Márcio do Seda)
Sr. Rodrigo Gregório dos Santos (Rodrigo Gregório X)
Sr. Mário Braga Neto (Prof. Mário Braga)
Sr. Anderson da Silva Santos (Dan)
Sr. Jair de Borba Rosa (Jair Pescador)
Sr. Gerson da Silva Júnior (Dr. Gerson)
Sr. Sandro Paulo Ramos (Lagarto)
Sr. José Carlos Espírito Santo (Zé da Ecler)
Sr. João Fernando de Lima (Nando)
Sr. José Antonio Lopes Martinez (Pastor do Pão)

terça-feira, 4 de outubro de 2016

PROJETO "MÚSICA NA ESCOLA" ESTÁ CRESCENDO.


O Projeto MÚSICA NA ESCOLA completa três anos e já atendeu cerca de 400 crianças da rede municipal de ensino. Este projeto, realizado pela Prefeitura de Matinhos,  é executado através de uma parceria entre Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura, Escolas Municipais e Departamento de Cultura de Matinhos, com a formação de corporações musicais. Atualmente  o Projeto atende 120 crianças distribuídas na escola Wallace Thadeu de Mello e Silva e no Programa Saberes, e em breve atingirá mais três escolas: Luiz Carlos dos Santos, Caetana Paranhos e Monteiro Lobato.  Com a ampliação, ainda mais crianças terão acesso à sensibilização para a Arte Musical, maior objetivo do projeto.  Tal incentivo já tem trazido excelentes resultados para Matinhos. A Banda de Percussão Marcial da Escola Wallace já conquistou um espaço entre as grandes bandas do Paraná e Santa Catarina com apenas três anos de projeto. Hoje ela Tricampeã Paranaense, Campeã Interestadual na Cidade de Gaspar e Campeã Interestadual na Cidade de União da Vitória. O Professor Lucas Vieira, do Departamento de Cultura, é quem executa o projeto nas escola, além de ser o regente das corporações.






RODA DE CONVERSA NA CASA DA CULTURA


MATINHENSE DE 102 ANOS FAZ QUESTÃO DE VOTAR

Um grande exemplo de cidadania: Luzia Ferreira da Silva, nascida em Matinhos e com quase 102 anos de idade, compareceu em sua seção eleitoral para dar o seu voto no último dia 02 de Outubro, na eleição municipal. D. Luzia já foi homenageada pelo Departamento de Cultura da Prefeitura com o título "Personalidade da Cultura de Matinhos". Sua maior motivação para votar foi a candidatura de seu neto Lécio Pereira que concorreu  à vaga de vereador.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...