sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

BAILE DE CARNAVAL "ATIVA IDADE" FOI UM SUCESSO


No último dia 27 aconteceu o grande Baile de Carnaval “Ativa Idade” na Casa da Cultura de Matinhos. Além dos membros do grupo, que retornam às atividades de 2014,  o evento também contou com a participação dos convidados dos Centros de Idosos de Gaivotas e Bom Retiro, administrados pela Secretaria Municipal de Assistência Social. Foram momentos de muita descontração, alegria e recordações, já que no mesmo local onde hoje se encontra a Casa da Cultura antes era um salão de baile e promoveu os primeiros carnavais de salão em Matinhos.


O Carnaval “Ativa Idade” foi regado a marchinhas muito bem executadas pelo “Giba e Banda” que abrilhantaram ainda mais a festa da melhor idade. A equipe do Departamento de Cultura também se empenhou para que o local tivesse a decoração alusiva ao tema e que todos saíssem satisfeitos, inclusive com lanche para todos. Essa é a 4ª Edição do Carnaval “Ativa Idade” e, a cada ano que passa, são reunidas mais pessoas, recordando e resgatando os encantadores bailes de carnaval de salão. 

A "DILIGÊNCIA" PÁSSARO AZUL


A Viação Pássaro Azul foi fundada em 1935 e fazia o transporte dos banhistas para Matinhos. No início, a empresa se chamava Pássaro Azul mas mudou de nome porque o azul dos veículos vivia coberto de poeira das estradas de terra, passando a se chamar Pássaro Marrom. Esta viação existe até hoje e faz itinerários no Estado de São Paulo.


Caminho à Matinhos

Após o término da descida da Estrada da Graciosa, a estrada se dividia em três retas de areia e eram chamadas de “Estradas do Mar ", atual PR-407, que hoje liga Paranaguá a Pontal do Paraná e que dá acesso as praias. Ao final dessas estradas de areia se chegava à praia, onde hoje se encontra Praia de Leste. Os veículos desciam para a areia que se estendia por muitos quilômetros e servia de asfalto. Sempre era preciso consultar alguns caboclos locais para conseguir informação sobre as marés. Os mais antigos lembram de carros que eram surpreendidos pela maré e depois sugados pela areia até desaparecer.

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

LENDA CAIÇARA: FUJA DA SUINDARA!



A suindara é uma coruja pequena, com a face branca e olhos pretos grandes. Para o caiçara, a suindara é aviso de coisa ruim, mau agouro. Ela é também conhecida como “rasga mortalha” devido ao seu som parecido ao de um pano rasgando. Quando a suindara passa rasgando, as pessoas se benzem. Se a suindara pousar em cima da casa, dizem para logo enxotar. Mas tem que ter cuidado nessa hora, para que ela não se assuste e comece a rasgar, pois se isso acontecer tem que benzer a casa e desenhar uma cruz de carvão na porta.


Fonte: Livro “As lendas na Educação Caiçara” (Projeto CULTIMAR).

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

QUEM É O ARTESÃO?


Segundo a Base Conceitual do Artesanato Brasileiro:

ARTESÃO é o trabalhador que de forma individual exerce um ofício manual, transformando a matéria-prima bruta ou manufaturada em produto acabado. Tem o domínio técnico sobre materiais, ferramentas e processos de produção artesanal na sua especialidade, criando ou produzindo trabalhos que tenham dimensão cultural, utilizando técnica predominantemente manual, podendo contar com o auxílio de equipamentos, desde que não sejam automáticos ou duplicadores de peças.

O MESTRE ARTESÃO é o indivíduo que se notabilizou em seu ofício, legitimado pela comunidade que representa e/ou reconhecido pela academia, destacando-se através
do repasse de conhecimentos fundamentais da sua atividade para novas gerações.

Outras peças são consideradas como resultado da confecção de TRABALHADORES MANUAIS. 

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

VOCÊ JÁ COMEU O CORAÇÃO DA BANANA?

Todos conhecem a banana, uma das frutas mais conhecidas e consumidas no mundo, mas o que poucos sabem é que o coração do cacho da banana é comestível. Além de ser um ingrediente saborosíssimo e versátil é muito utilizado para a confecção de xaropes caseiros para asma, tosse e bronquite.

O coração da Banana é uma das partes do cacho e está localizado em sua parte inferior. É como um pendão, um extremo proeminente que se destaca das pencas e exibe uma coloração arroxeada e uma consistência diferenciada. Quando cozido, temperado e preparado com outros ingredientes tem um sabor espantosamente requintado e, assim como a banana, um alto valor nutritivo.

Uma infinidade de pratos podem ser preparados com o coração da banana. Para seu uso culinário é interessante cortá-lo na posição certa, não muito próximo das pencas, cortando apenas o bastante para se retirar o cone arroxeado do cacho de bananas ainda verdes. Esse jeito de cortar favorece seu e, por forçar o fluxo da seiva, favorece também o amadurecimento do próprio cacho.

Do cacho já maduro, não se consegue aproveitar o coração da banana, que perde seu viço e fica escurecido, impossibilitando seu uso culinário ou medicinal. Mesmo assim, ainda pode-se aproveitá-lo como adubo.

FRITADA DE CORAÇÃO

INGREDIENTES

1 coração de banana
6 ovos
Pimenta do reino branca e sal a gosto
Óleo ou manteiga para fritar

Você Vai Precisar
Uma panela para aferventar as tiras de umbigo de banana
Uma vasilha para bater os ovos e misturar
Uma frigideira
Um escorredor


PREPARO

Preparando o coração de Banana

Apanhe um coração de banana. Desfolhe-o retirando as primeiras camadas mais grossas até chegar à parte mais macia. Lave bem e corte-o em tiras finas.

Coloque as tiras no fogo para ferver em água com um pouco de sal. Quando levantar a fervura, retire do fogo, escorra e repita este procedimento por mais 2 vezes. Escorra e reserve.

Dica: A partir deste ponto o coração de banana está pronto e pode ser refogado e utilizado em recheios de pasteis, bolinhos, croquetes, tortas, quiches, empadas e lasanhas, em um belo risoto, misturado a bacalhau desfiado ou a carne moída, acompanhando linguiça, costelinha de porco, pernil e por aí vai. Inventa aí que vai ficar bom!



Preparando a Fritada

Bata meia dúzia de ovos inteiros. Misture o coração reservado, acrescente uma pitada de pimenta do reino branca e corrija o sal.
Frite a mistura como um omelete. Com um garfo vá desgrudando as bordas, e
mexa a frigideira constantemente sobre a chama, para evitar que a fritada grude. Quando a base da fritada estiver dourada vire-o.
Dica: Você pode preparar a mistura aos bocados, como bolinhos, em uma frigideira funda com óleo bem quente.
Deixe escorrer em papel absorvente e sirva com arroz e uma saladinha caprichada.

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

A GAROTA CAIOBÁ E A "DIVINA"


Ficou na história a construção do primeiro prédio alto do nosso litoral, o Mapi, em Caiobá –  durante muito tempo reduto dos abonados e das concorridas festas da Garota Caiobá com sua 1ª edição em 1966, depois passou a ser realizada no Iate Club Caiobá, organizadas pelo colunista social Dino Almeida. Dino chamava carinhosamente Caiobá de “A Divina”. Para tornar o concurso mais atrativo, Dino formava o corpo de jurados não apenas com personalidades paranaenses, mas também nacionais. Figurões não faltaram na bancada das 34 edições. Principalmente atores das novelas da Globo.


 “Meu pai só trazia quem realmente estava por cima”, ressalta uma das filhas de Dino, Ana Adalgisa Almeida Fontana. O contato com figurões jamais deixou de render histórias. A lista dos jurados educadíssimos – daqueles que a cláusula no contrato que exigia que se fosse gentil com o público era mera formalidade – é extensa: Tarcísio Meira, Glória Menezes, Tônia Carrero, Arlete Salles, Yoná Magalhães... Já os que mandaram para a cucuia o contrato, a formalidade e a elegância é curta, mas marcante.

DEPARTAMENTO DE CULTURA DE MATINHOS PROMOVE CARNAVAL DE SALÃO


quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

"SEU OZIRES DO CORAL" DEIXARÁ SAUDADES



É com pesar que o Departamento de Cultura da Prefeitura de Matinhos comunica o falecimento do Sr. Oziris Diogo dos Santos. Trabalhou por anos no Colégio Estadual Gabriel de Lara, onde já estava aposentado, foi comerciante e, voluntariamente, atuou com incomparável dedicação ao Coral Municipal de Matinhos, sendo um de seus fundadores e grande apaixonado pela música. Também participou do Coral Santo Agostinho e Coral Asa Branca de Paranaguá. "Seu Oziris", como era conhecido, contribuiu por muito tempo com a Paróquia de São Pedro sendo voluntário no conselho financeiro. Com certeza fará muita falta e será lembrado com boas recordações por todos aqueles que o conheceram. Seu corpo está sendo velado hoje (13/02) na capela do cemitério municipal e será sepultado às 17:00 Horas. Nossos sentimentos aos amigos e familiares.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...