quinta-feira, 28 de junho de 2012

Ginásio e Rua no Cohapar II: Quem foi ADAELTON JÚNIOR DE LIMA?


Adaelton Junior de Lima nasceu em Apucarana no dia 22 de maio de 1974. Filho de José Sebastião de Lima (Barba) e Adarci Fátima Cocatto. Desde pequeno Adaelton já demonstrava interesse por esportes. Sua primeira participação no atletismo (corrida de rua) foi aos 4 anos de idade  na Corrida de Tiradentes na cidade de Maringá. Foi também destaque em Jogos Abertos do Paraná. Suas participações em provas de atletismo sempre lhe renderam vitórias. Estudou no Colégio Gabriel de Lara, ocasião em que, por intermédio do Prof. Manoel, era feito no nosso município uma corrida em sua homenagem, justamente para comemorar o aniversário do colégio. Aos 14 anos de idade começou a trabalhar na Prefeitura Municipal de Matinhos como Office-boy, mas antes disso foi também jornaleiro na Banca do Tuta. Seu grande companheiro em provas de atletismo foi Adilson Trappel. Adaelton. Também foi um dos 10 atletas do Paraná a receber patrocínio pelo SESC. Foi homenageado pelo também atleta Mário Dittmann no ano de 1996 no livro Correndo para o século XXI. Adaelton faleceu no dia 15 de Março de 1991, vítima de um assassinato. 

Colaboração: Adaiane de Lima

terça-feira, 26 de junho de 2012

PREFEITURA DE MATINHOS INAUGURA A NOVA ESCOLA "LUIZ CARLOS DOS SANTOS"



A nova escola “Luiz Carlos dos Santos” conta com um terreno amplo possibilitando até mesmo uma ampliação. As novas dependências foram construídas a partir de uma arquitetura moderna e funcional buscando dar aos nossos alunos o máximo de conforto, e assim alcançar melhores resultados em seu ciclo de aprendizado. É importante salientar que todo o recurso para realização desta obra, desde o terreno até a obra, é do município de Matinhos. Dinheiro do povo voltando para o povo. Fruto de uma administração séria, transparente que antes de tudo prima pela honestidade e pelo que é de necessidade da sociedade. A Escola Municipal Luiz Carlos dos Santos, Educação Infantil e Ensino Fundamental estava situada na Rua Adrianópolis, nº 151 no bairro Rio da Onça.


Foi fundada em 1988, com o nome de Escola Rural Municipal Rio da Onça. Em 1992 a referente escola passou a chamar-se Escola Rural Municipal Luiz Carlos dos Santos, tal mudança justificou-se como homenagem ao Professor Luiz Carlos dos Santos que faleceu em um acidente nas proximidades do Município. Em 1999 houve a alteração da denominação de Escola Municipal Luiz Carlos dos Santos - Educação Infantil e Ensino Fundamental. Funciona nos períodos matutino e vespertino com total de 12 turmas, 202 alunos, 16 professores, 01 secretária, 06 Funcionárias/Serviços Gerais e 2 vigias. O antigo prédio escolar possuía 06 salas de aula, 01 cozinha, 01 Secretaria, 01 sala Coordenação Pedagógica, 01 sala de Professores – 01 Sala Interativa e 01 sala de Recursos. Os alunos dessa escola participam de alguns projetos ofertados pelo Município de Contra-turno escolar como: Programa Saberes, Contra turno SESC e Surf. Conta com o Programa Mais Educação, uma estratégia do Governo Federal para induzir a ampliação da jornada escolar e a organização curricular, na perspectiva da Educação Integral.



Além desses projetos a Escola desenvolve projetos internos que visam o desenvolvimento pedagógico e social dos alunos, tais como: Projeto Conhecendo valores, semáforo, Monitor Mirim, Mundo Mágico da Leitura, Projeto de Leitura, Sala de Apoio, Projeto Repensando Métodos e Metodologias, Ortografia, Despertando a Cidadania com a execução do hino Nacional- Paraná e de Matinhos, Recreio Lúdico, Conhecendo e vivendo valores e o Projeto Correio Amigo. Os Projetos do Contra turno escolar é uma proposta do Prefeito Eduardo Antônio Dalmora que vem contribuindo, desse modo, tanto para a diminuição das desigualdades educacionais, quanto para a valorização da diversidade cultural matinhense. O novo endereço, inaugurado dia 23 de junho de 2012, está situado na Rua Cianorte, esquina coma a Guapuruvu, S/Nº, e conta com os seguintes espaços:


  • 11 salas de aulas;
  • 1 laboratório de informática, totalizando 12 salas de aulas;
  • 1 sala de apoio, para melhor atendimento ao educando;
  • 1 secretaria, com um amplo espaço de atendimento;
  • 1 biblioteca, com acervos novos e atualizados;
  • 1 sala para coordenação escolar, para melhor atendimento aos professores, alunos e pais;
  • 1 sala para direção;
  • 1 sala para os professores, para melhor desenvolver seu trabalho pedagógico;
  • WC para professores;
  • 1 almoxarifado;
  • 1 sala de auditório;
  • 4 WC feminino, incluindo acessibilidade;
  • 4 WC masculino, incluindo acessibilidade;
  • Vestuário feminino com acessibilidade;
  • Vestuário masculino com acessibilidade
  • 1 refeitório;
  • 1 cozinha;
  • 1 almoxarifado par atendimento da cozinha;
  • WC para funcionários;
  • Área de serviço;
  • Cancha coberta poliesportiva


A atual diretora é a Pedagoga- Pós Graduada e Assistente Social Célia Marques de Oliveira e conta com uma equipe de profissionais que se preocupam com uma educação de qualidade.


Fotos: www.otubo.com.br 


Nomes de escolas de Matinhos: Quem foi "MONTEIRO LOBATO"?


Contista, ensaísta e tradutor, este grande nome da literatura brasileira nasceu na cidade de Taubaté, interior de São Paulo, no ano de 1882. Formado em Direito, atuou como promotor público até se tornar fazendeiro, após receber herança deixada pelo avô.  Diante de um novo estilo de vida, Lobato passou a publicar seus primeiros contos em jornais e revistas, sendo que, posteriormente, reuniu uma série deles em Urupês, obra prima deste famoso escritor. Em uma época em que os livros brasileiros eram editados em Paris ou Lisboa, Monteiro Lobato tornou-se também editor, passando a editar livros também no Brasil. Com isso, ele implantou uma série de renovações nos livros didáticos e infantis. Este notável escritor é bastante conhecido entre as crianças, pois se dedicou a um estilo de escrita com linguagem simples onde realidade e fantasia estão lado a lado. Pode-se dizer que ele foi o precursor da literatura infantil no Brasil. Suas personagens mais conhecidas são: Emília, uma boneca de pano com sentimento e idéias independentes; Pedrinho, personagem que o autor se identifica quando criança; Visconde de Sabugosa, a sabia espiga de milho que tem atitudes de adulto, Cuca, vilã que aterroriza a todos do sítio, Saci Pererê e outras personagens que fazem parte da inesquecível obra: O Sítio do Pica-Pau Amarelo, que até hoje encanta muitas crianças e adultos. Escreveu ainda outras incríveis obras infantis, como: A Menina do Nariz Arrebitado, O Saci, Fábulas do Marquês de Rabicó, Aventuras do Príncipe, Noivado de Narizinho, O Pó de Pirlimpimpim, Reinações de Narizinho, As Caçadas de Pedrinho, Emília no País da Gramática, Memórias da Emília, O Poço do Visconde, O Pica-Pau Amarelo e A Chave do Tamanho. Fora os livros infantis, este escritor brasileiro escreveu outras obras literárias, tais como: O Choque das Raças, Urupês, A Barca de Gleyre e o Escândalo do Petróleo. Neste último livro, demonstra todo seu nacionalismo, posicionando-se totalmente favorável a exploração do petróleo apenas por empresas brasileiras. No ano de 1948, o Brasil perdeu este grande talento que tanto contribuiu com o desenvolvimento de nossa literatura.

Frases de Monteiro Lobato
- "De escrever para marmanjos já estou enjoado. Bichos sem graça. Mas para crianças um livro é todo um mundo."
- "É errado pensar que é a ciência que mata uma religião. Só pode com ela outra religião."
- "O livro é uma mercadoria como qualquer outra; não há diferença entre o livro e um artigo de alimentação. (...) Se o livro não vende é porque ele não presta".
- "Tudo tem origem nos sonhos. Primeiro sonhamos, depois fazemos."

Nomes de Ruas: Quem foi Waldir Muller?


Waldir Muller nasceu no dia 29 de Abril de 1915 na cidade de Curitiba-Pr, de origem alemã. Casou com Gilda Brusamolin Muller e teve três filhos: Rui Fernando, Ray Mary, e Rubens Antonio (Buba) que já nasceu em Matinhos. Morou em Paranaguá e Antonina logo veio para Matinhos em meados de 1948. Nesta época começou trabalhar junto de seus pais na Sociedade Duque de Caxias, onde tocou o restaurante onde hoje é a sorveteria D’Vicz.  Também teve uma agência de Viagens “Empresa Sul Americana”, até que teve a oportunidade de começar a primeira Farmácia do município onde foi farmacêutico prático por muitos anos, sempre ajudando o povo. Muitas vezes o pagamento era feito com produtos da terra: frutas, galinhas, etc. Acompanhava o médico da cidade, Dr Claudio, para ajudá-lo nos partos. Na ausência do médico, muitas vezes as pessoas o procurava para aplicações de injeções e orientações na área de saúde. Em 1965 teve que vender a farmácia, pois até então não era obrigatoriedade ser farmacêutico formado para administrar uma farmácia. Após esta data, com as exigências, não pode mais continuar na farmácia, mesmo assim as pessoas solicitavam seus serviços em domicilio, pois seu conhecimento era muito e muitas vezes mais que muitos médicos, pois suas práticas junto com a sabedoria popular se completavam e ajudavam muito as pessoas. Gostava de consertar rádios nas horas vagas, onde passava seu tempo manuseando aqueles equipamentos cheios de válvulas da época. Depois de fechar a farmácia começou a entregar pães da “Padaria do Fritz” percorrendo de carroça de Matinhos à Caiobá. Adorava ir a bailes, onde dançava a noite toda com sua esposa. Assim viveu uma vida de lutas e alegrias junto de sua família, onde tiveram uma participação importante no desenvolvimento de Matinhos, infelizmente faleceu cedo de um infarto fulminante no dia 22 de Julho de 1976. 

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Nomes de Rua: Quem foi "ALBANO MULLER"


Albano Muller nasceu no dia 04 de Maio de 1907, em Curitiba-Pr, sua descendência é alemã, filho de Fernando Muller e de Angelina Muller. Faleceu no dia 26 de Abril de 1963, sepultado em Matinhos – Pr. Foi casado com Helena Pampuch Mullere  tiveram 03 filhos: Luis Fernando Muller (em memória), Waldemar Muller e Wilma Muller Santoro. Albano Muller era formado Contador. Foi condecorado Juiz de Paz e de menores em Matinhos pelo Governador do Estado do Paraná em 12 de Março de 1959, no período de 09 anos. Era dono do Hotel Matinhos, onde fica o Edifício Matinhos no calçadão central. “Seu Albano”, como era conhecido, gostava muito de Matinhos e contribuiu muito pela cidade instalando a Central Telefônica em seu Hotel no ano de 1948. Também instalou a primeira bomba de gasolina em 1950, abriu a primeira soverteria, alugava bicicletas e vendia madeiras para construções. Naquela época, apenas famílias com poder aquisitivo melhor tinham geradores em suas casas, fornecendo luz própria, Seu Albano preocupado com as famílias menos favorecidas, conseguiu instalar um gerador em seu hotel beneficiando estas famílias com luz elétrica em suas casas num horário determinado das 08h00min às 22h00min. Albano Muller foi uma pessoa humilde e muito querida pelos cidadãos de Matinhos, e exemplo  e orgulho para sua família.

Agradecimento à Prof. Josilma Santoro Ramos (neta) pelos dados fornecidos ao Departamento de Cultura. 

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Nome de Ruas: Quem foi Dr. José Arthur Zanluti?


A homenagem foi feita ao Desembargador José Said Zanluti, um dos primeiros proprietários de casa em Matinhos, situada na Rua do Sossego (atual Albano Muller) construída em 1936;  tendo também adquirido outros imóveis na cidade. Atualmente a família ainda mantém um deles, uma casa situada na Travessa das Pedras, no Morro do Mirante e mais alguns terrenos. Sempre gostou da cidade e por isso investiu. Com sua influência, auxiliou na instalação da comarca e do fórum por ocasião da emancipação do município em 1968. Seu filho, Dr. José Artur, passou todos os verões de sua vida em Matinhos, pela qual tinha especial carinho. Tinha como grande amigo o Tadeu do cinema, dividindo até mesmo os voos no girocóptero. Por ocasião de sua morte os vereadores acharam por bem homenageá-lo em reconhecimento à dedicação e carinho que pai e filho tinham por Matinhos, dedicando deu nome a uma parte da Rua da Fonte. Mas precisamente o Dr. José Arthur Zanluti era casado e pai de três filhos. Nasceu a 24 de Setembro de 1944 e morreu a 14 de Fevereiro de 1972. Era formado pela Universidade Federal do Estado do Paraná, em Farmácia e Bioquímica; e pela Faculdade de Direito de Curitiba, em Direito.  Foi aprovado em concurso e exerceu o cargo de professor na Faculdade de Farmácia e Bioquímica na mesma universidade onde foi aluno. Era Bioquímico chefe do setor de Urologia do Laboratório Geral do Estado do Paraná. Brevetou-se como piloto pelo Aero Clube do Paraná e praticava o paraquedismo. No dia 14 de Fevereiro de 1972, pilotava o aparelho Fairchild F-24, prefixo PP-HG-J, o qual perdeu parte da asa no ar e precipitou-se em parafuso. Após retirado desta situação e no retorno, a asa seccionada não resistiu ao impacto da subida e desmantelou-se, caindo irremediavelmente ao solo, ficando completamente destroçado. José Artur Zanluti se preparou cuidadosamente para servir à pátria, à sociedade e à família. Educado, trabalhador, de bons costumes e atleta perfeito, era exemplar chefe de família. 

Agradecimentos ao Doutor José Arthur Zanluti Filho e Sr. Marcelo Zanluti pela colaboração. 

Nome da Biblioteca Municipal: Quem foi Darcy de Oliveira?


O Sr. Darcy de Oliveira (1929-1996), formado em Odontologia, chegou em Matinhos em 1957 para exercer sua profissão em consultório anexo à Loja Capri e ao Cine Matinhos que eram propriedades dos sogros Francisco Brenner  e Valentina Barbé Brenner, que abriram o comércio em  1956.  A Partir de então começou a participar da atividade comercial, juntamente com sua esposa, Srª Dolores Brenner de Oliveira, gerenciando a Loja Capri onde tornaram-se sócios do estabelecimento em 1968. Participou ativamente de vários movimentos em prol de nossa cidade, como a reivindicação da emancipação política de Matinhos e a criação da Escola Estadual Gabriel de Lara, hoje Colégio, sendo seu primeiro diretor. Lá exerceu, por mais de 10 anos, a função de professor, ministrando as disciplinas de “Ciências” e de “Saúde e Higiene”. A biblioteca do município leva seu nome: ”Professor Darcy de Oliveira”. Foi vereador na primeira legislatura de Matinhos, de 1968 a 1971. Na Igreja Católica participou por vários anos da Comissão Organizadora da Festa de São Pedro para arrecadação de fundos para construção da Igreja Matriz, desde a instalação da Paróquia em 1968. Participou dos movimentos cristãos, sendo nomeado o primeiro Ministro Extraordinário de Eucaristia. Primou por conduzir sua vida profissional e particular com seriedade e determinação, deixando seu legado de conduta aos seus filhos Hélio Brenner de Oliveira (esposa Nelly), Rita de Cássia de Oliveira Braga (esposo: Olívio) e Elisabete de Oliveira feliz (esposo: Hamilton).

Nomes de Escolas: Quem foi Mustafá Salomão?



·         MUSTAF SALOMÃO- como consta em sua carteira de Identidade para estrangeiros.
·         MUSTAFÁ SALOMÃO- como em seu registro de Casamento.
·         MUSTAFA SALOMÃO- como em sua certidão de Óbito.
Ele era conhecido como “Seu Mustafá”, que nasceu em 16/03/1895 na Síria e se casou com Dona Orlandina Maria Negrélio em 18/12/1937 na Cidade de Curitiba-Paraná, que passou a ser chamada de Orlandina Maria Salomão, todos a conhecem e a tratam carinhosamente como “Dona Iolanda”. Desta união nasceram oito filhos: Jamil, Osmen, Azis, Abdo, Nain, Zaine, Zuleide e Zeneida. Em 1950 a família se transferiu para Matinhos como arrendatária da “Casa do Banhista”, iniciou sua vida de comerciante na cidade. Nesta época Matinhos/Caiobá era apenas uma praia deserta onde as famílias Curitibanas construíram suas casas à beira-mar perto do Pontão de Pedras de Matinhos, na “Casa do Banhista”, funcionava o bar, o cinema e o salão de bailes com “luz elétrica”, isto porque tinha gerador próprio. Em 1955, a família adquiriu o local e passou a explorar as instalações como “Pensão Sol Levante”. Atualmente no local ainda de propriedade da família funciona o “ RESTAURANTE MUSTAFÁ”, cujo endereço é Rua Primeiro de Maio nº 25, no centro de Matinhos. Comandado por Dona Iolanda e por suas filhas Zuleide e Zeneida. O “Seu Mustafa” sempre foi uma figura muito querida tanto por moradores como pelos veranistas, e desta convivência amistosa com seu jeito todo especial de ser, alguns fatos pitorescos sempre surgem em nossa mente quando recordamos de nosso querido “Guaratuba”, apelido que o acompanhou durante vários anos, e que lhe foi dado pelos amigos quando após uma travessia até a cidade de Guaratuba, ainda sem os serviços de Ferry-boat o motor de sua canoa o deixou à deriva na baia, claro que ele nunca gostava das brincadeiras que o relembravam do episódio. Outro fato pitoresco que consta dos anais da história da cidade que ele tanto gostava, foi o corte das gravatas, onde segundo consta, em plena cerimônia da visita de dois políticos (Ney Braga e Paulo Pimentel) à cidade por não admitir o uso de gravatas na praia, ele simplesmente passou a mão em uma tesoura e as cortou sem cerimonias. Algumas condecorações já foram dadas a este homem que tanto contribuiu para o desenvolvimento da cidade, dentre elas citamos aqui a condecoração com uma placa de prata, onde a comunidade Matinhense em 12 de junho de 1985 através da Prefeitura e câmara Municipal lhes agradeceram “Pelos relevantes serviços prestados à comunidade”. Nosso querido “Seu Mustafa” sempre foi um dos mais legítimos Embaixadores da Cidade, onde quer que ele estivesse, e com certeza, onde quer que esteja sempre continuará sendo.
MUSTAFÁ SALOMÃO - 16 de Março de 1895/ 04 de Setembro de 1988.

Cultura Paranaense: A GRALHA AZUL




GRALHA-AZUL , AVE-SÍMBOLO DO PARANÁ.
A Gralha-Azul (Cyanocorax caeruleus) tem como alimento predileto o pinhão, fruto do pinheiro (Araucária angustifolia). Depois de fartar-se, previdentemente a ave quebra com o bico a cabeça do pinhão, impedindo assim o seu apodrecimento, e enterra-o com a extremidade mais fina voltada para cima, o que favorece a germinação. Graças a essa feliz interação, a Gralha-Azul e o pinheiro têm conseguido se perpetuar através dos tempos. 

LEI ESTADUAL Nº. 7957 de 21.11.1984 
Art. 1º. - É declarada ave-símbolo do Paraná o passeriforme denominado Gralha-Azul, cuja festa será comemorada anualmente durante a semana do meio ambiente, quando a Secretaria da Educação promoverá campanha elucidativa sobre a relevância daquela espécie avícola no desenvolvimento florestal do Estado, bem como no seu equilíbrio ecológico.

quarta-feira, 20 de junho de 2012

GRUPO ESCOTEIRO "CAIÇARA"


O que é o Movimento Escoteiro?

O Escotismo foi fundado em 1907 na Inglaterra, por Baden Powell. No Brasil tem mais de 100 anos. É um movimento de educação não formal que se preocupa com o desenvolvimento integral dos jovens, complementando o esforço da família, da escola e de outras instituições. É um movimento de jovens e para jovens, com a colaboração de adultos, unidos por um compromisso livre e voluntário.

Pretende formar:
  • Homens e mulheres retos de caráter, limpo de pensamento, autêntico na forma de agir, leal, digno de confiança;
  • Homens e mulheres capazes de tomar suas próprias decisões, respeitar o ser humano, a vida e o trabalho honrado, alegres e capazes de compartilhar sua alegria, leal ao seu país, mas construtor da Paz em harmonia com todos os povos;
  • Homens e mulheres líderes a serviço do próximo, integrado ao desenvolvimento da sociedade, capazes de dirigir, de acatar as leis, de participar, consciente dos seus direitos, sem se descuidar de seus deveres;
  • Homens e mulheres fortes de caráter, criativos, esperançosos, solidários e empreendedores;
  • Homens e mulheres amantes da natureza, capaz de respeitar sua integridade, guiados por valores espirituais, comprometidos com seu projeto de vida, em permanente busca de Deus e coerente em sua fé;
  • Homens e mulheres capazes de encontrar  seus próprios caminhos na sociedade e serem felizes.


 O “Grupo Escoteiro Caiçara 203 Pr” de Matinhos completou, no dia 26 de junho, um ano de existência. Atualmente seu efetivo  é:
  • 15 Lobinhos com idade entre 7 e 10 anos
  • 15 Escoteiros com idade entre 11 e 15 anos
  • 4 Seniores
  • 6 Chefes
  • 6 Diretores
  • E como colaboradores os pais, denominados “apoio”.

As reuniões são aos Sábados, das 15:00 às 17:00 horas, no Colégio Wallace Thadeu de Melo e Silva.

                      

GRUPO DOS DESBRAVADORES "ESTRELA DO MAR" DE MATINHOS


DESBRAVADORES

Meninos e meninas com idades entre 10 e 15 anos de diferentes classes sociais, cor ou religião  se reúnem uma vez por semana para aprender a desenvolver talentos, habilidades, percepções e o gosto pela natureza. Vibram com atividades ao ar livre e gostam de acampamentos, caminhadas, escaladas, explorações nas matas e cavernas. Sabem cozinhar ao ar livre fazendo até fogo sem a utilização de fósforos. Demonstram habilidade com a disciplina através de ordem unida, e têm a criatividade despertada pelas artes manuais. Combatem o uso do fumo, álcool e drogas. Trabalham em equipe procurando serem úteis à comunidade. Prestam socorro em calamidades e participam ativamente de campanhas comunitárias para ajudar pessoas carentes. Em tudo o que fazem procuram desenvolver amor a Deus e à Pátria e, além disso, fazem muitos amigos. O Clube de Desbravadores está presente em mais de 160 países, com 90.000 sedes e mais de dois milhões de participantes. Existem oficialmente desde 1950, como um programa oficial da Igreja Adventista do 7º Dia.


                                            CLUBE ESTRELA DO MAR  DE MATINHOS

O Clube de Desbravadores Estrela do Mar foi fundado em Matinhos em Janeiro de 1981. Tem representado a cidade de Matinhos em vários eventos em todos os Estados Brasileiros onde se reúnem com outras 7.000 crianças. Atualmente o Clube conta com 48 crianças, além de sua diretoria, a Diretora Leda Cristina, Diretor Regional André Hartvig e Pastor Jefferson Osmar Hintz.

Nomes de Rua: Quem foi Dr. ROQUE VERNALHA??


Dr. Roque Vernalha, nasceu em São Roque, Estado de São Paulo, a 12 de outubro de 1894, filho de Domingos Vernalha e de D. Rosália Vernalha. Fez os estudos primários e secundário no Colégio Arquidiocesano de São Paulo e o superior na Faculdade de Medicina da Universidade do Paraná, diplomando-se a 19 de dezembro de 1921, porém o Dr. Roque havia iniciado o curso superior em São Paulo. Exerceu os seguintes cargos: médico da Profilaxia Rural do Estado do Paraná (1922), tendo sob a sua responsabilidade todo o litoral paranaense, vereador à câmara Municipal de Paranaguá, de cuja Casa foi seu presidente; prefeito de Paranaguá por duas vezes. A primeira por nomeação e a segunda por eleição (1952), quando Matinhos ainda pertencia à Paranguá. Pela sua prolícua gestão e considerado um dos grandes prefeitos de nossa terra. Durante quase 40 (quarenta) anos exerceu a medicina servindo-a com honra e dignidade. Grande era o seu coração bem formado. A pobreza ainda chora a sua falta pelos bens que recebeu de suas mãos. Caridoso, todo o bem que fazia, conservava-o no íntimo de sua alma, sem dêle fazer alarde. O Dr. Roque “fez de sua vida um apostolado, da ciência um sacerdócio e, da sua bolsa uma sacola com a qual minorava o sofrimento dos desaventurados”. Paulista de nascimento, era paranaense de coração e paranaense e parnaguara. Honesto e probo, amigo de todos que o estimavam e respeitavam pelas suas qualidades morais. Faleceu em Curitiba, a 28 de janeiro de 1956, porém os seus despojos foram inhumados no Cemitério Nossa Senhora do Carmo de Paranaguá, conforme o seu desejo.

terça-feira, 19 de junho de 2012

Hino de São Pedro - Padroeiro de Matinhos



Nas novenas de São Pedro, dedicadas inicialmente às famílias de Matinhos e, em seguida, aos grupos e comunidades era cantado o Hino de São Pedro. O mesmo era utilizado no dia da grande festa ao padroeiro após a missa celebrada na praia dos pescadores e na tradicional procissão, quando o santo era carregado pelos pescadores. Também não poderia deixar de citar alguns colaboradores que mantiveram o hino e a festa viva por muito tempo: Bonato, Darci de Oliveira, Santoro, Manoel Rosa, Antonio Elísia, Yassu Kadowaki, entre outros. Com o tempo muitos outros também colaboraram. O tão respeitado e cantado hino era:

I
Glória a ti da Santa Igreja
Fundamento e defensor
Das almas que o inferno almeja
Diligente Pescador

Ref.:
Afastar-vos quer da Glória
Dos perversos o parcel
Oh São Pedro da vitória
A quem te impetra fiel

II
És pastor da luz divina
O Senhor te iluminou
Propagaste a sã doutrina
Que das trevas nos salvou

III
És pastor e pai supremo
Da nova e piedosa grei
Jesus a teu zelo extremo
Deixou defender a lei

IV
Se Jesus te eleva a tanto
Manifesta o teu poder
Não deixando, grande santo
Teu rebanho se perder


Tradição: FESTA DE SÃO PEDRO


O início da Festa de São Pedro em Matinhos começou na década de quarenta, mais precisamente no dia 29 de junho de 1944, nesta data foi inaugurada a Igrejinha de São Pedro e foram realizadas três missas no dia, a tarde foi realizado um concorrido leilão. Em seguida teve uma procissão que foi acompanhada por um grande número de fieis. Com o passar dos tempos a festa foi mudando suas características, na década de sessenta foi introduzido a roleta e ao lado da igrejinha eram vendidos os churrascos. Na década de oitenta a festa mudou-se para o lado da Igreja Matriz aumentando o número de dias. Todos os dias tem a novena das comunidades, shows, binguinho, praça de alimentação e parquinho. A principal data é o dia 29 de junho,  dia do padroeiro São Pedro, que começa com a procissão marítima, missa campal, benzimento das embarcações, procissão terrestre até a matriz com a chegada da imagem do padroeiro, almoço festivo, à tarde, o bingão. À noite ainda se conta com show artístico e pirotécnico. Durante todos os dias, do seu início até o encerramento, passam pela festa mais de oitenta mil pessoas. Hoje a Festa de São Pedro é um dos principais eventos da cidade de Matinhos e já está em sua 68ª edição.

São Pedro

São Pedro (1a.C-67) foi apóstolo de Cristo. É tido como o fundador da Igreja Cristã em Roma. É considerado pela Igreja Católica como seu primeiro papa. As principais fontes que relatam a vida de São Pedro são os quatro Evangelhos Canônicos, pertencentes ao novo testamento. Escritos originalmente em grego, em diferentes épocas, pelos discípulos Mateus, Marcos, João e Lucas. Pedro aparece com destaque em todas as narrativas evangélicas.São Pedro (1a.C-67) nasceu na Betsaida, na Galileia. Filho de Jonas e irmão do apóstolo André, seu nome de nascimento era Simão. Pescador trabalhava com o irmão e o pai. Por indicação de João Batista, foi levado por seu irmão André, para conhecer Jesus Cristo. No primeiro encontro Jesus o chamou de Kepha, que em aramaico significava pedra, que traduzido para o grego Petros, determinando ser ele o apóstolo escolhido para liderar os primeiros pregadores da fé cristã pelo mundo. Nessa época de seu encontro com Cristo,Pedro morava em Cafarnaum, com a família de sua mulher. Pedro foi escolhido como o chefe da cristandade aqui na terra: "E eu te digo: Tu és pedra e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela. E eu te darei as chaves do reino dos céus; e tudo o que ligares sobre a terra, será ligado também nos céus". Convertido, despontou como líder dos doze apóstolos, foi o primeiro a perceber em Jesus o filho de Deus. Junto com seu irmão e os irmãos Tiago e João Evangelista, Pedro fez parte do círculo íntimo de Jesus entre os doze apóstolos. Participou dos mais importante milagres do Mestre sobre a terra. Foi o primeiro apóstolo a ver Cristo após a Ascensão. Presidiu a assembléia dos apóstolos que escolheu Matias para substituir Judas Iscariotes. Fez seu primeiro sermão no dia de Pentecostes e peregrinou por várias cidades. Encontrou-se com São Paulo em Jerusalém, e apoiou a iniciativa deste, de incluir os não judeus na fé cristã, sem obrigá-los a participarem dos rituais de iniciação judaica. Após esse encontro foi preso por ordem do rei Agripa I. Foi encaminhado à Roma durante o reinado de Nero, onde passou a viver. Ali fundou e presidiu a comunidade cristã, base da Igreja Católica Romana, e por isso segundo a tradição, foi executado por ordem de Nero. Conta-se também que pediu para ser crucificado de cabeça para baixo, por se julgar indigno de morrer na mesma posição de Cristo.Seu túmulo se encontra sob a catedral de S. Pedro, no Vaticano, e é autenticado por muitos historiadores. É festejado no dia 29 de junho, um dia de importantes manifestações folclóricas, principalmente no Nordeste brasileiro.

Nomes de Escolas: Quem foi Pastor Elias Abrahão?


Natural de Franca Estado de São Paulo, nascido em 28 de Maio de 1941 Líder estudantil atuante, tendo sido presidente do "Centro Acadêmico Oito de setembro" da Faculdade de Teologia da Igreja Presbiteriana do Brasil em Campinas, São Paulo, onde se graduou em 1965; e membro da diretoria da UEE paulista (1964). Casou-se com Magali Sahn em 1966, de cuja união teve três: filhos Luciana, Paula e Ricardo. Cursou Pó-graduação (mestrado) em teologia no Piptsburgh Theological Seminary Pennsylvania, EEUU (1966-1968). Cursou também extensão em Psicologia e História. Exerceu o pastorado na Igreja Presbiteriana de Weirton USA (1967 1971). Em 1972 fez defesa de tese em nível de doutorado no campo de Teologia Moral sobre o tema “Ética Cristã e Violência", um estudo sobre o uso dos meios de força (guerras e revoluções) como meio de resolver conflitos nacionais e internacionais. Em 1973, cursou complementação Filosófica em Florianópolis-SC. Lecionou História (Brasil - PR), inglês, sociologia e psicologia na escola normal do Colégio Americano em 1973. Lecionou Inglês de 1973 - 1990 no (curso positivo preparatório para o vestibular). Cursou administração de Empresa na FACE, 1975 - 1976. Exerceu a Presidência do Presbítero de Curitiba, anos 1975, 1976, 1982 e 1986, tendo sido Presidente do Sínodo meridional da Igreja do Brasil, 1977 - 1979. Elegeu-se Pastor efetivo da Igreja de Curitiba de 1974 - 1990. Presidiu a sociedade Evangélica Beneficente mantedora ao Hospital Evangélico de Curitiba da faculdade Evangélica de Medicina e Colégio de Enfermagem 1980 - 1982. Foi um dos fundadores e presidente da ASSINTEC, 1973, órgão interconfecional que coordena o ensino religioso nas escolas públicas de Curitiba e após 1985 em todo o estado do Paraná. Em 1985 fez curso de Extensão em Bioenergética - Núcleo de Curitiba. Teve vários artigos publicados sobre Teologia, Filosofia, Ecologia, Política e Educação. Manteve uma coluna dominical no Diário do Paraná, no ano de 1977 e um programa diário na rádio Ouro Verde, 1984 - 1985. Foi secretário executivo da FEARAB - Federação Árabe de Curitiba. Exerceu como secretario do meio ambiente da Prefeitura Municipal de Curitiba de 1986 - 1988, e como coordenador da Secretaria do Estado de desenvolvimento urbano e meio ambiente, 1989 - 1990. Foi secretario do estado da Educação do Paraná de 1991 - 1994. Elegeu-se Deputado federal em 1994, cujo cargo exerceu até 1996, quando faleceu num acidente automobilístico. 

segunda-feira, 18 de junho de 2012

"Taekwondo" de Matinhos



De origem coreana o termo Taekwondo significa, literalmente, “o caminho dos pés e das mãos”, e foi assim denominado com a junção de vários estilos militares existentes na Coréia. O Taekwondo é praticado em todos os estados do Brasil, envolvendo aproximadamente 600.000 praticantes entre crianças, jovens e adultos de ambos os sexos e favorece muitos  benefícios. Os princípios do Taekwondo são:

·         Cortesia
·          Integridade
·          Perseverança
·          Domínio de si
·         Espírito indomável

A equipe de Taekwondo de Matinhos já trouxe para o nosso Município vários títulos internacionais, nacionais e estaduais. Com disciplina ensinam que para o aluno se tornar um campeão é preciso muita dedicação e principalmente respeito à família, além de ser um bom aluno na escola. Desde cedo despertam no aluno seu espírito de luta, preparando e orientando-o para os obstáculos naturais da vida. As aulas são preparadas por profissionais procurando suprir as necessidades do aluno como: eliminar o stress, perder peso, fortalecimento muscular, além de treinamento personalizado para competição. Os treinamentos para competição são formulados por profissionais de sucesso, não colocando em risco a saúde do atleta.

Programa "Ondas do Saber" de Matinhos



O Projeto “Ondas do Saber”, criado e idealizado pela OCEAM (Organização Centralizadora de Esportes Aquáticos de Matinhos), e foi criado para atender a necessidade de envolver os alunos em atividades esportivas, sócio-educativas e ambientais no contra turno escolar, com o intuito de diminuir o tempo vago dos estudantes e assim oportunizar aos interessados não somente o conhecimento sobre o surf, mas a importância da construção da cidadania, pois muitos alunos ao sair de suas escolas não ocupam o tempo vago com atividades sadias, ficando a mercê dos riscos negativos que a modernidade trouxe a sociedade, como por exemplo: drogas, prostituição, violência e roubos. Outro fator determinante é a tradição que o município de Matinhos tem em formar e revelar grandes surfistas conhecidos mundialmente. O Projeto teve o inicio das atividades em Junho de 2009 e atende duzentos alunos da rede Municipal de Ensino no contra turno escolar em quatro escolas são elas: Escola Municipal Wallace Tadeu de Mello, Complexo Educacional, Escola Municipal Monteiro Lobato e Escola Municipal Elias Abrão, através de um convênio entre a OCEAM e a Prefeitura de Matinhos, vinculado à Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura.

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Prefeitura de Matinhos fornece uniforme novo para a FAMMA - Fanfarra Municipal


A FAMMA - Fanfarra Municipal de Matinhos tem uma nova conquista para comemorar. No último dia 12 recebeu, das mãos do Prefeito Eduardo Antonio Dalmora e sua esposa Eunice Viganó Dalmora, o novo uniforme idealizado pelo Departamento de Cultura. A FAMMA foi fundada no dia 12 de Junho de 1995 com recursos do município. Com seus 17 anos já realizou diversas apresentações dentro e fora do município, sagrando-se, por diversas vezes, campeã nos concursos de bandas e fanfarras. No ano de 2009 passou por uma reestruturação com a aquisição de vários instrumento de primeira linha, atendendo ao que há de melhor na visão técnica. Agora a FAMMA já pode retomar suas apresentações e participações em competições representando a Cultura e Arte de Matinhos e, quem sabe, trazendo novos títulos. A Fanfarra Municipal tem sob coordenação o Prof. Lucas Vieira.

A aquisição conta com:

45 Uniformes para os Músicos
20 Uniformes para o Corpo Coreográfico
14 Uniformes para a Linha de Frente
03 Uniformes para a Baliza Destaque
12 Uniformes de Baliza Mirim
16 Bandeiras para Color Guard
01 Estandarte
Kit Baliza
Leques para Color Guard 

Contato: (41) 3971-6259 - Departamento de Cultura

Artistas de Matinhos: Rafael Neckel



O artista plástico Rafael Neckel Antunes nasceu em de Foz de Iguaçu e mudou-se para Matinhos em 1989 com os pais José Neckel Antunes e Cenira da Silva Neckel Antunes para trabalhar como comerciantes. Estudou na Escola Municipal Pingo de Gente e no Colégio Estadual Gabriel de Lara.  Seu talento já foi percebido aos três anos de idade quando demonstrou facilidade e interesse pelo desenho, ficando evidente a presença de sua minuciosa “inteligência espacial” (Teoria das Inteligências Múltiplas – Howard Gardner). Aos 20 anos despertou para o estudo da arte renascentista, ficando completamente atraído pelos conteúdos e  com a necessidade de se expressar através da pintura em tela. Iniciou então sua profissionalização como artista plástico e, automaticamente, o interesse dos admiradores de sua arte pela aquisição dos seus trabalhos. Com a necessidade de aprimoramento estudou por um tempo no Curso de Gravura da Escola de Belas Artes do Paraná. Dedica-se à arte diariamente desde os 19 anos; quando não na pintura em tela, nos trabalhos dedicados ao Grafite, que também desempenha com grande competência. Tem como modelos e alvo de admiração os artistas renascentistas: Leonardo da Vinci, Michelangelo e Sandro Botticelli. Do barroco: Caravaggio. Do período acadêmico tem admiração por Wiliam Bouguereau. Atualmente Rafael Neckel também se dedica à arte de ensinar pintura em tela, desenho e grafite em seu ateliê situado na Rua das Sereias, 96. Nos momentos livres o artista também exercita sua paixão pela arte musical através de sua guitarra.

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Corpo de Bombeiros em Matinhos


As atividades de bombeiro em Matinhos teve início em Fevereiro de 1954 com a nomeação de guarda-vidas civis nomeados pelo então Governador do Estado Dr. Bento Munhoz da Rocha Neto e pelo Secretário do Interior e Justiça Dr. Renato Valente. O encarregado de fiscalizar os trabalhos foi o Sr. Alabo Muller, Juiz de Paz de Matinhos, cargo não remunerado e que providenciava os meios para o bom andamento da missão de guarda-vidas. Foram acionados, na época, os postos de Matinhos e Caiobá, sendo o pessoal assim distribuídos:

Matinhos:
Sr. João Júlio Viana
Sr. Florisvaldo da Silva
Sr. Alexandre Leocádio Santana

Caiobá:
Sr. Máximo Ricardo da Silva
Sr. Cesário da Silva
Sr. Francisco Inácio Moreira
Sr. Orlando Ferreira

Mais tarde o Sr. Cesário da Silva foi deslocado para a Praia Mansa devido ao aumento de movimento de banhistas. os Srs. Francisco Inácio Moreira e Orlando Ferreira trabalharam poucos meses e, não de adaptando ao serviço, pediram demissão. O Pessoal Civil trabalhou por cerca de seis anos. Só em 1960 e 1961 que vieram o Sargento Nelson Cordeiro, Cabo Frorzico e o Soldado Otacílio, bombeiros militares que haviam feito curso de guarda-vidas no Rio de Janeiro. Ficaram hospedados no hotel São José sendo, posteriormente, recolhidos. No verão de 62/63 e 63/64 o Corpo de Bombeiros começou a fazer o serviço de guarda-vidas de temporada, não mais deixando o litoral desguarnecido. A partir de 1964 ficou um efetivo destacado em Matinhos tendo como atividade fim o serviço de guarda-vidas e com moradias fixas. A primeira temporada foi comandada pelo então Tenente Almir Moreira e teve como integrantes os seguintes militares: 

Sub Ten Alceu Gonçalves
Sgt. Nelson Cordeiro
Sgt. Aldonir Célio Soares 
Sgt. Muniz Rosa Cardoso
Cb. Vicente Carvalho
Sd. Izaul de Camargo
Sd. Pedro Pacheco
Sd. Idevaldo de Paula Cunha
Sd. Leonel dos Santos Vaz.

Esse pessoal ficou alojado em uma escola municipal onde hoje se encontra a Câmara Municipal. O Serviço de guarda-vidas tomou maior corpo com a construção do posto de guarda-vidas nº 7, inaugurado em 1966. Nesta época os militares destacados ficaram residindo em suas próprias residências, exceto dois soldaos: Luiz Carlos Micalhoski e Francisco de Souza.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...